Você está no trabalho e é hora de escrever um texto. Ou é um e-mail, ou uma proposta de projeto, ou um relatório... é, em geral em um momento desse que a maioria dos profissionais, advogados, doutorandos, médicos e aposentados ficam em sua maioria, absolutamente apavorados diante do papel em branco.
Eis a realidade. Grande parte das pessoas tem dificuldade de lidar com o português, com textos, grafia, encadeamento de idéias e com a capacidade de criar. Escrever muito e escrever com qualidade. Isso tornou-se no mundo corporativo quase um diferencial. Quem mostrar facilidade vai simplesmente se comunicar melhor e assim evoluir na carreira.
Se você quer ter credibilidade profissional, se quer galgar degraus, é por meio do seu texto que você irá mostrar isso.
No ambiente corporativo, quem não souber se pronunciar por escrito “está com os dias contados”. Mas para saber é preciso treino, hábito de leitura. Uma simples imersão em aulas de gramática não é suficiente e quando se começa a ganhar desenvoltura, vem a sensação de satisfação de se autoexpressar bem.
PARA CHEGAR LÁ
Treinar muito para se expressar com desenvoltura e autoconfiança
Apostar nas idéias e deixar-se inundar por elas
Escrever por prazer, por teimosia
Acima de tudo: escrever sempre!
POR UM TEXTO MELHOR
É essencial garantir a consistência das informações com exemplos, analogia, dados de pesquisa e citações.
Eliminar incansavelmente frases ou palavras desnecessárias. Eliminar tudo que não é essencial.
Suprimir as repetições (consulte um dicionário de sinônimos e antônimos)