EMBALAGEM-todo alimento precisa ser guardado em embalagem vedada. Prato virado sobre travessa não adianta nada. O certo é usar filme plástico de boa qualidade e potes com tampa. Alimentos prontos precisam ser guardados ainda quentes, para que não estraguem
COMIDA PRONTA-evite guardar um monte de potinhos com restos na geladeira, o que é pouco higiênico e nada econômico. O ideal é preparar a refeição de forma que não sobre nada. Restos de comida pronta duram no máximo 24 horas na geladeira, ou um mês, se forem congelados.
BATATA E CEBOLA-se dão melhor fora da geladeira, em temperatura ambiente
FRUTAS-são guardadas fora da geladeira quando estão verdes, para que não fiquem passadas, sem sabor e acabem no lixo. As maduras podem ser refrigeradas, com exceção de banana, maracujá, abacaxi e laranja, que são mais bem conservadas em temperatura ambiente.
PRODUTOS MAIS ANTIGOS-devem ser estocados na parte da frente do refrigerador, bem à mão, para reduzir a quantidade de comida que se estraga, escondida e esquecida atrás das compras mais recentes.
VERDURAS-devem ser guardadas na parte debaixo, para evitar a queima precoce das folhas; não lave as verduras antes de guardá-las (só tire a terra, se for o caso), porque isso favorece o transporte de microorganismos da superfície da folha para dentro do alimento, além de deixar as verduras murchas, menos nutritivas e menos duráveis.
LATA - quando sobra molho de tomate ou algum outro produto na lata, é preciso passar o conteúdo para um recipiente limpo e com tampa, por até 48horas. Se não for usado nesse prazo, vai ter que ir para o lixo mesmo.
ORDEM - Use cada prateleira da geladeira para um tipo de alimento: separe alimentos prontos, carnes e vegetais crus, cada um em seu lugar.
OVOS- ficam com a casca úmida quando são refrigerados, e essa umidade transporta microorganismos para dentro deles. O certo é comprar só a quantidade de ovos necessária para uma semana e guardá-los fora da geladeira.
LIMPEZA - a geladeira deve ser higienizada ao menos uma vez por semana. Os resíduos visíveis dos alimentos precisam ser retirados, para evitar a proliferação de bactérias. O interior precisa ser desinfetado com uma solução de água sanitária, na proporção de uma parte do produto em dez partes de água.
EVITE -Ficar admirando o interior da geladeira. Cada vez que você abre a porta o ar quente entra e o frio sai. O compressor vai ligar e ista custa dinheiro.
EFICIÊNCIA - evite abrir a geladeira o tempo todo. Se o ar quente da cozinha ficar entrar os alimentos guardados não vão ser mantidos frios e estragarão mais depressa. Não cubra as grades com panos, para manter a circulação do ar livre.