Sabe aquele cara do trabalho que senta ao seu lado e tem a mesa arrumada, é metódico e não se perde nos compromissos diários?
Se ele é você, parabéns. Se não, pare de tirar sarro dele. Quando você estiver morto, ele estará vivo - e saudável. É o que mostrou uma pesquisa da Universidade de Riverside, da Califórnia: os organizados e disciplinados vivem mais que os impulsivos.
“Pessoas mais conscienciosas têm melhores hábitos em relação a sua saúde, se arriscam menos, e tendem a ter empregos e casamentos mais estáveis”, disse o psicólogo Howard Friedman, um dos autores da pesquisa. O cientista disse ainda que pessoas mais disciplinadas tendem a ser mais felizes e consomem menos álcool e drogas. Muitos desses indivíduos também têm até uma predisposição biológica a serem saudáveis.
Três características, em especial, foram examinadas: o autocontrole, a organização e a diligência. A constatação foi de que os dois últimos aspectos são os mais ligados à longevidade. Entre outras características consideradas saudáveis estão o perfeccionismo, a competência e a obediência.
“Existem algumas provas de que as pessoas podem se tornar mais conscienciosas, principalmente quando elas se sentem seguras e estáveis em um emprego ou no casamento”, disse MargaretKern, outra autora do estudo.