*Procure se distanciar emocionalmente
Antes de reclamar ou questionar alguma decisão, tente reduzir a carga emocional da sua análise. Você pode transferir uma implicância pessoal para um assunto que merecia apenas uma crítica racional, invalidando seu argumento.
* Não deixe o problema crescer
Em vez de ficar remoendo a sua crítica - ou pior, transformá-la em fofoca-, procure o seu chefe e exponha o seu ponto de vista.
*Conheça o interlocutor
Há várias maneiras de dizer a mesma coisa. Por isso, a sua fala deve considerar o outro. Imagine de que forma o seu interlocutor vai receber aquela crítica e, a partir daí, treine seu discurso para evitar um mal entendido.
*Não desista de dizer o que pensa
Dar sua opinião e ver que as coisas não mudam pode ser bastante desanimador. Mas o simples fato de demarcar seu ponto de vista com bons argumentos já revela que você é um profissional seguro e que está engajado em melhorar as coisas.
*Conheça seus limites
Rever uma opinião ou reconhecer a razão no outro é sinal de maturidade, não de fraqueza. Por isso, não se envergonhe em admitir que estava enganado. Por outro lado, se o resultado dos debates nunca te agradar, é melhor rever se o seu lugar é mesmo nessa empresa.