Revista O Empresário / Número 120 - 10 anos · Junho de 2008
Sua saúde pode estar na palma das mãos. Você tem o hábito de lavá-las antes das refeições, ao chegar em casa, ao manipular algo sujo? Estudo do Instituto de Pesquisas Biomédicas da Gama Filho revelou que 21,7% dos pesquisados apresentavam nível de contaminação acima do tolerável na palma. Problema que pode causar doenças como inflamações nos ouvidos e no estômago.
“As pessoas lavam as mãos pessimamente e, quando o fazem, o processo não é eficiente porque são rápidas demais”, concluiu o coordenador da pesquisa, o professor Carlos Tórtora. Ele ensina: o ideal é gastar um minuto na tarefa, mas a maioria não emprega mais do que 15 segundos.
Em lavagens tão rápidas, usar somente água é duas vezes mais eficaz que empregar sabão. Sabão e sabonete podem acabar contaminando ainda mais as mãos, já que microorganismos são apenas espalhados superficialmente e não eliminados. Testes revelaram que álcool é a substância mais eficente nessas limpezas- relâmpago.
A pesquisa foi feita com alunos da Gama Filho perto do horário das refeições. Primeiro, aplicou-se um questionário: 60% dos entrevistados afirmaram que lavavam as mãos com freqüência. Mas fungos, bactérias e até coliformes fecais encontrados no material coletado pegaram-nos na mentira. A média do grupo indica que suas mãos não podem ser classificadas como limpas. “As pessoas mentem muito ou não lavam-nas corretamente”, interpreta a aluna de Nutrição Edlaine Vargas, 22 anos, co-autora da pesquisa.
Só uma mostra apresentou nível perto de zero. A de um estudante de Medicina, no entanto, assustou os pesquisadores, com suas 1.000 colônias por centímetro quadrado, ou seja, 50 vezes acima do máximo tolerável de contaminação.
Por isso, Tórtora alerta que quando se passa mal, nem sempre o poblema está na comida: “Muitas vezes, não é o alimento que está contaminado e, sim, a mão da pessoa”.
Eles não dispensam o álcool gel
Apontado como produto de maior eficácia para remoção de microorganismos em lavagens rápidas, o pequeno frasco de álcool em gel se tornou artigo indispensável nas mãos de quem se preocupa em manter a boa higiene.
A LAVAGEM CORRETA
Lave as mãos com água e sabonete por pelo menos um minuto. Se estiver em locais públicos, opte sempre pelo sabão líquido. Quanto mais espuma, melhor. Se só tiver em forma de barra, dispense e use apenas água.
Durante a lavagem retire anéis e pulseiras e lave-os separadamente. Na hora de secar as mãos, use papel descartável e branco. Evite o reciclável e os rolos de tecido. Secadores com ar são recomendáveis.