Revista O Empresário / Número 120 - 10 anos · Junho de 2008
A Coca-Cola e a Pepsi, as maiores empresas de bebidas do mundo, pretendem deixar de direcionar seus anúncios para menores de 12 anos até o fim do ano, como resposta às preocupações cada vez maiores com a obesidade infantil.
Outras fabricantes de refrigerantes também deveraão endossar um novo código de marketing a ser divulgado pela associação setorial internacional Council of Beverage Associations (ICBA).
As duas empresas deverão comprometer-se a instaurar o código mundialmente até o fim de 2008, durante encontro anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra.
A OMS e as agências governamentais vêm pressionando a indústria de bebidas e alimentos a enfrentar a questão da obesidade entre os mais jovens. Embora alguns países, particularmente na União Européias, tenham aprovado restrições voluntárias, o código é o maior acordo acertado até agora.
As empresas temem tornar-se demonizadas como ocorre com a indústria do tabaco, caso se dissemine a visão de que estão empurrando produtos prejudiciais a crianças.