No mundo corporativo, horas de jornadas intensas de trabalho já é velha companheira dos executivos, principalmente daqueles que ocupam altos cargos nas empresas. Para atingirem metas, lidam com situações conflitantes, com a dificuldade da equipe e, muitas vezes, com a incompreensão dos chefes. Aliados a isso está a cobrança da família. Resultado: dor de cabeça, cansaço e claro, mais uma vez ele, o estresse, se manifesta de forma arrasadora e atingindo todos os segmentos da vida, inclusive o pessoal, tornando tudo um grande caos.
A diretora e coordenadora do Instituto Saber, empresa que é inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos, a psicóloga Márcia Dolores Rezende explica que hoje, o estresse faz parte da rotina de muitos profissionais. “Lidar com esse mal da vida moderna significa estar mais preparado para o mercado e denota maturidade profissional”, destaca a especialista.
Porém, conforme a psicóloga alerta, o que deve ser levado em consideração em relação ao problema é a forma com que o profissional o encara. “Se a pessoa transforma a situação em um transtorno isso é altamente prejudicial, mas se desenvolve uma percepção de desafio possivelmente os resultados serão de qualidade”.
Para evitar esse mal, Márcia explica que é preciso, em primeiro lugar, identificar o que está causando o problema e destacar os pontos que desencadeiam a causa. A partir desta informação, o executivo pode definir como ele quer lidar com a situação. Mas no caso de uma equipe inteira estressada, é preciso que o líder possa sanar o problema o mais rápido possível de forma que a harmonia volte para o convívio dos envolvidos, inclusive para que essas pessoas possam estar aptas a enfrentar as pressões do dia-a-dia. “É preciso preparar melhor o time para lidar com as variáveis presentes no negócio para que toda adversidade se transforme em oportunidades”.
Entretanto, a melhor forma de evitar o problema que causa tantos transtornos na vida do colaborador como no cotidiano da empresa, é apostar em políticas de saúde e bem-estar que possam proporcionar apoio e equilíbrio para o capital humano. “Os benefícios dessa iniciativa são inúmeros. Esse investimento na saúde dos profissionais aumenta a rentabilidade, pessoas felizes e satisfeitas produzem mais. Afinal, o bem estar traz idéias mais criativas proporcionando saídas inovadoras reforçando o conceito de empreendedorismo, terá um outro envolvimento com as atividades. Alem de ser uma valorização indireta que rende frutos diretos”, reforça a psicóloga.
Outra alternativa para afastar o estresse é o coaching aliado a programação neurolinguística (PNL). Desde que se tornou advanced trainer em PNL, Márcia passou a usar esse método para ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis. Ela mostra que é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas transformando a mente. “O coaching e a PNL são ferramenta poderosas e que dá ao profissional a capacidade de utilizar a sua neurologia de forma mais prática e funcional, aproximando- o do que ele quer evitando desperdiço de energia. Um Coaching Eficaz com PNL irá proporcionar autoconfiança quando ele descobre que pode lidar com varias experiências desafiadora de forma produtiva e com resultados. Ter uma estratégia para mudar e poder operacionalizá-la com agilidade é uma característica do Coaching Eficaz com PNL”, salienta.
Ao invés de fórmulas prontas e baseadas no conselho comum, a técnica da PNL aplicada por Márcia é indicada especialmente para pessoas que desejam desenvolver o potencial interno de habilidades emocionais. Desenvolvida pela psicóloga, as instruções transmitidas aos clientes são feitas a partir de explicações didáticas e exercícios passo a passo que ensinam, na prática, como utilizar o poder da mente a seu favor. Ela também dá dicas de como que as pessoas podem trabalhar as emoções e também como lidar com a raiva, angústia e ansiedade.
A especialista defende que um profissional em pleno bem-estar pode influenciar o ambiente de trabalho de forma positiva e ser um agente multiplicador de criatividade e ações bem-sucedidas. “A PNL voltada ao mundo corporativo visa essa união entre bem estar e resultados, um colaborador influencia o sistema sempre, então a empresa que investir em como esse profissional irá influenciar sairá na frente e terá um excelente diferencial”, finaliza.
Confira algumas dicas da Dra. Márcia Rezende para se livrar do estresse no trabalho.
Coloque sua atenção no que você quer;
Abra caminhos para atingir sua meta;
Envolva as pessoas em sua visão e missão para dividir e produzir muito mais;
Delegue, compartilhe e auxilie, trabalhe em equipe e forme equipes;
Saiba ouvir e peça feedbacks e respeite o que o outro tem para falar;
Influencie o clima da área e dos ambientes por onde passa de forma positiva;
Deixe nos ambientes informações boas;
Valorize o que você faz e o que os outros fazem bem;
Comunique com clareza, sensibilidade e harmonia;
(AD)