A timidez encontra-se entre os maiores entraves para obtenção de bons empregos. Veja o que você pode fazer:
=>Comece pequeno. Se a idéia de fazer contatos com estranhos o aterroriza, comece o networking com pessoas próximas, como familiares, amigos ou ex-colegas. Você pode fazer uma parte bem significativa de sua rede de contatos sem precisar dar um único telefonema para um desconhecido.
=>Pare de pedir desculpas. Muitas vezes, os introvertidos começam com um pedido de desculpas ao ter de pedir auxílio. O tímido acha que seu telefonema é um estorvo. Nada disso. Nenhum networking é uma relação de reciprocidade, e sempre acaba beneficiando as duas partes. O pedido de desculpas também demonstra falta de profissionalismo e de autoconfiança.
=>Seja você mesmo. Ninguém precisa ser expansivo para fazer contatos. Agir com naturalidade é a chave nos relacionamentos sociais. Não tente fingir o que você não é.
=>Capitalize as suas paixões. Se você tem um hobby - seja aeromodelismo ou degustação de vinhos - aproxime-se de pessoas com os mesmos interesses. Quem sabe o seu novo amigo não lhe ofereça aquele emprego dos sonhos?
=>Não fique no seu canto. Peter Handal, presidente da Dale Carnegie & Associates, observa que os introvertidos, nos congressos e em seminários, têm a tendência de passar o tempo com o próprio grupinho, e assim, perdem oportunidades de se apresentar e passar o cartão para outros profissionais.
=>Seja generoso. A rede de contatos funciona melhor quando você tem algo a oferecer em troca. Esse algo nem sempre precisa ser um emprego ou uma indicação. Muitas vezes, o interesse sincero pela outra pessoa já é suficiente. Seja autêntico, divida suas paixões e ajude os outros a se sentirem bem consigo mesmos.
=>Lição de casa. Se você fica paralisado na hora de entabular uma conversa em eventos sociais, prepare com antecedência algumas perguntas.
=>Faça o “pós-venda”. Depois de fazer contatos , não esqueça de mantê-los. Isso pode ser feito com um e-mail, telefonema e a indicação de um link para um artigo seu online.
=>Sem medo de ser feliz. O temor à rejeição quase sempre é infundado. Depois de vencê-lo, fica mais fácil fazer uma ligação telefônica ou interpelar uma pessoa estranha.
=>Consulte um terapeuta. A ajuda de um profissional - psicólogo, psiquiatra, psicanalista etc. - é vantajosa para os que não conseguem “se abrir”. “O terapeuta nos ajuda a entender por que somos tão tímidos. É uma ferramenta de mudança”.