Torne-se mais produtivo em seu dia-a-dia usando as dicas de gestão de tempo elaboradas pela consultora de Marketing Pessoa, Maura Cruz Xerfan:
1 - Ao final de cada dia, limpe sua mesa e já planeje as atividades do próximo dia.
2 - Faça seu “to do list” e determine o tempo que irá utilizar em cada atividade.
3 - Destaque as prioridades e comece por elas.
4 - Considere imprevistos em seus planejamentos.
5 - Comece pelas tarefas mais entediantes e desgastantes, pois você está com mais energia
6 - Estabeleça prazos e conte com a ajuda da tecnologia para ser “despertado” dos horários importantes.
7- Tudo deve ter horário reservado. Retorno de ligações, e-mails, pausas de café, conversas com a equipe, descansos. Só não estão previstas as emergências (verdadeiras).
8 - Aprenda a dizer não. Nem sempre abraçar o mundo é sinônimo de competência e pode muitas vezes fazê-lo sentir-se fracassado pela sobrecarga e não cumprimento dos prazos.
9 - Termine o que começou. Sempre que se interrompe algo, requer-se mais tempo nos recomeços. Concluir trabalhos iniciados sempre que possível é um modo de evitar o retrabalho.
10 - O estresse muitas vezes é gerado pela ansiedade de não ter realizado tudo o que planejou, por exemplo. Assim, se você conclui o que começou, diminui a probabilidade de entrar neste furacão de emoções de não realização que o (a) conduz à fadiga. Evite deixar para manhã o que pode ser feito hoje.