Antes de aceitar uma proposta de emprego responda às perguntas abaixo:
=>Você tem simpatia pela cultura da empresa na qual está entrando? Verifique se os valores da organização também são seus valores.
=>O negócio da empresa vai ao encontro dos seus valores ou choca-se com eles? Imagine trabalhar numa empresa que produz cigarros, se você é contra o tabagismo.
=>O setor para o qual você está entrando está em ascensão? Pense, por exemplo, se a empresa está num segmento em crise, com possibilidades de redução de quadro.
=>A empresa oferece reais possibilidades de desenvolvimento pessoal? Se você quer se desenvolver, gerencial ou tecnicamente, terá ajuda da empresa, quer em termos financeiros, ou apenas flexibilizando os horários?
=>Há possibilidades de ascensão na empresa? Se quiser assumir posições de maior relevância, e a empresa for pequena, isso pode inviabilizar suas pretensões.
=>O ambiente de trabalho (colegas, chefia) é agradável? Lembre-se de que a entrevista com o requisitante geralmente é feita com o novo possível chefe.
=>Salário e benefícios são convidativos e atendem suas necessidades? Considere que, às vezes, determinados benefícios (plano de saúde, seguro de vida, etc.) podem ser mais importantes que reais a mais.
=>A empresa oferece segurança (manutenção do emprego)? Algumas organizações têm muitos empregados com muitos anos na empresa, enquanto outras dificilmente mantêm funcionários por mais que alguns anos.
=>São boas as condições do ambiente de trabalho (limpeza, higiene, segurança)? Cuidado! Isso impacta diretamente na sua saúde.
=>Os desafios e responsabilidade inerentes ao trabalho são compatíveis com suas competências? Se você apresentou qualificações que não tem, poderá ser dispensado ainda no período de experiência por não atender os requisitos da posição.
=>Há reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos, do seu empenho e desempenho na realização dos mesmos? O reconhecimento profissional é um indicativo de que a empresa considera seus funcionários para possíveis promoções, além da satisfação de sentir-se participando da equipe e ser benquisto pelos colegas.
=>É possível vislumbrar realização pessoal e profissional ( felicidade de estar na empresa desempenhando a função)? A busca da felicidade é inerente a todo ser humano. Nada como se sentir bem na organização e na função em que está. Isso, às vezes, compensa, em muito, um salário maior.