1 Como saber quando é hora de mudar o rumo da carreira?
Assim como as organizações, as pessoas têm fases. Você tem de identificar o topo do ciclo em que está antes de chegar lá, para que possa ingressar em outro ciclo. Uma boa maneira de fazer isso é analisando seu poder decisório, que não está relacionado ao seu cargo, mas ao nível de influência nas grandes decisões. A pergunta é: seu capital decisório está aumentanto ou diminuindo ao longo do tempo, independentemente do cargo? Se você já tem convicção de que conhece a música, que sabe tudo o que tem de saber, sobre trabalho, isso significa, possivelmente, que seu ciclo já está acabando.
2 Quais cuidados um executivo deve ter para não fazer do trabalho a extensão de sua casa?
A primeira coisa a se refletir é: quais as suas âncoras de prazer? Qualquer ser humano razoavelmente saudável tem sua carreira profissional, espiritual,física e pessoal. Se a carreira profissional for fonte predominante de bem-estar, é preciso prestar atenção. Pode ser falta de espaço para desenvolver as demais carreiras. O investimento que você faz na vida profissional tem resultado mais imediato do que o feito na área pessoal. Isso pode induzí-lo a gastar mais tempo com o trabalho, porque o prazer do reconhecimento vem mais rapidamente.
3 Que sinais alertam para o desequilíbrio entre a vida pessoal e a profissional?
Pare um dia, de repente, e não trabalhe. Se você não souber o que fazer, é sinal de que não está desenvolvendo razoavelmente outras dimensões de sua vida. Se isso acontecer, tente compreender o que de fato é importante.