Revista O Empresário / Número 115 · Dezembro de 2007
Surgiu um dinheiro extra na sua mão, suficiente para você começar a pensar na idéia de concretizar aquele sonho de ter seu negócio próprio ou então, você foi demitido, e sua rescisão trouxe uma quantia razoável em dinheiro, e aí... acontece o mesmo: esquenta a idéia de ser empresário.
Há muitos fatores que influenciam no sucesso de um negócio, e entre eles está sim saber se você tem personalidade e tendência a cumprir o cotidiano difícil de um empreendimento. Cotidiano esse que vai influenciar na sua vida pessoal intensamente.
O essencial antes de tudo, é trabalhar com paixão, e claro, isso significa muita dedicação. Mas quantas horas por dia no mínimo é preciso estar preparado para trabalhar?
O máximo que o entusiasmo permitir, sem obsessão, sem esquecer-se da família, dos amigos, da alegria da vida. Aponte um empresário de sucesso, que começou pequeno, e encontrará alguém que passou muitas noites acordado pensando na empresa.
A vida de um novo empresário não é fácil na maioria dos casos e certamente sofre interferência da sua família, que também acaba atingida pelos efeitos dessa decisão. É bom lembrar que muitas empresas crescem dependendo do apoio da família. A decisão de ter um negócio próprio depende de um consenso, em que todos devem estar conscientes das dificuldades que poderão surgir. Isso é muito importante para evitar conflitos causados por uma comunicação deficiente, em que um ou mais membros da família inicialmente fingem aceitar a decisão de fazer uma empresa,mas depois mudam de opinião e causam dificuldades.