Revista O Empresário / Número 115 · Dezembro de 2007
Com o lançamento, em agosto, da versão digital do dicionário Caldas Aulete, “mensalão” ganhou status de verbete. Trata-se da “quantia supostamente paga mensalmente (ou com outra periodicidade, ou de uma só vez) a deputados para mudarem de partido ou para votarem a favor de projetos de interesse do poder executivo”.
A definição é uma mostra da ousadia da Lexikon Editora Digital, que no início deste ano adquiriu os direitos sobre a linha de dicionários Caldas Aulete, até então sob responsabilidade da Nova Fronteira.
A idéia é fazer um dicionário interativo, com verbetes construídos pela boca do povo, não pelas mãos de especialistas.
São mais de 200 mil verbetes digitalizados a partir da última edição do dicionário, de meados dos anos 80. Outros 86 mil foram adicionados. Desde o lançamento, foram feitos 340 mil downloads do dicionário, disponível em http://www.auletedigital.com.br e também no portal de notícias da Globo. com (http://g1.globo.com). O acesso é gratuito, e já há 70 mil colaboradores cadastrados.
Qualquer pessoa pode contribuir, mas é preciso citar a fonte do significado sugerido. Recortes de jornal, por exemplo, serviram para a sustentação do verbete “mensalão”.
As definições são submetidas a um comitê de especialistas, procedimento semelhante ao Wikipédia, a encilopédia interativa. O objetivo é fazer atualizações mensais.