Revista O Empresário / Número 115 · Dezembro de 2007
Uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2007 traz dados sobre o comportamento dos consumidores de roupas.
Foram entrevistadas cerca de 5 mil pessoas de vários Estados do País, acima de 15 anos, de todas as faixas de renda (A1,A2,B1,B2,C,D e E) que falaram especificamente sobre a última compra de artigo de vestuário que haviam feito e sobre o ponto-de-venda.
A representatividade de cada grupo de renda entre os entrevistados foi a mesma verificada na realidade atual do Brasil. O maior grupo entre os pesquisados, tinha entre 31 e 50 anos e a maioria é formada por funcionários de empresas privadas.
Considerando questões referentes ao ponto-de-venda, a pesquisa apurou qua a vitrine é o maior ponto de atração para o consumidor. Caso ele goste do que vê é bem provável que entre na loja e faça uma compra. Do outro lado, no aspecto negativo, a maioria dos entrevistados apontou os “ vendedores inconvenientes” como o fator que mais pode afastar os clientes.
NÚMEROS
68% compram artigos de vestuário mensalmente.
81% compraram para si mesmo na última compra.
46% buscavam produto considerado básico.
48% compraram o produto à primeira vista
47% fizeram a compra em loja de shopping
47% das compras foram pagas à vista
86% já conheciam a loja em que fizeram a compra
52% dos consumidores de maior renda fizeram suas compras em lojas monomarca
37% das compras descritas foram realizadas no fim de semana ou nos feriados.
50% das compras descritas foram realizadas no período da tarde.
87% dos pesquisados lembraram o valor pago.