Revista O Empresário / Número 115 · Dezembro de 2007
* Faça da refeição uma cerimônia, um momento de paz: coma assentado, sem pressa, prestando atenção nos alimentos, seus sabores e texturas.
* Evite ir ao supermercado com fome e compre apenas o que estiver na lista.
* Não vá a festas com fome (fica mais fácil resistir aos salgadinhos e doces).
* Preste bastante atenção na sua atitude e estado emocional ao comer e se pergunte sempre: “ Estou comendo porque tenho fome ou ansiedade, hábito ou gula?” “Estou comendo devagar, prestando atenção na mastigação?” “Estou respeitando os sinais da saciedade?” “ Não se culpar se por acaso não resistiu e saiu da dieta, auto-punição não ajuda em nada”.
* Críticas e gozações só atrapalham. O estímulo dos mais próximos é necessário. São sempre bem-vindos elogios ao esforço e à força de vontade de quem está de dieta.
* Em casa, os bonitos vidros de biscoitos que estão sempre à vista, enfeitando a cozinha, devem dar lugar a uma bela gamela de frutas.
* A família deve procurar momentos de lazer que envolvam atividade física. Faça exercícios diariamente. E juntos! Assim, um apóia o outro e a tarefa fica mais fácil e prazerosa.
* Emagrecer junto com outras pessoas é terapêutico e estimulante.
* Evite idas a restaurantes e, sobretudo, a rodízios. Escolha programas saudáveis ou divida refeições mais leves.
* Sente-se à mesa só para as refeições. Nada de assistir a TV ou ler nessa hora, pois a distração faz comer mais.
* À noite, opte por refeições leves. Uma alimentação equilibrada durante o dia predispõe a comer menos depois,favorecendo o metabolismo. Nessas horas, sopas, tortas, saladas cruas e frutas são as mais recomendadas.
* Ao sair em turma, divida com os amigos só refeições leves. Não aceite frituras e entradas gordurosas.
* Esqueça os disque-tudo da vida. Nada de pedir pizzas altas horas da noite. Siga para a cozinha e prepare uma sopinha ou sanduíches leves.
* Lembre-se de que homens e mulheres emagrecem de forma diferente. Eles emagrecem com mais facilidade, porque têm mais massa magra e músculos. Os alimentos são absorvidos e queimados mais rapidamente. Por essa razão, você não pode comer o mesmo que seu parceiro. Metade do que ele ingere é uma boa medida.
* Ainda que ele te ame “gordinha”, explique para seu companheiro que você prefere ter “X” quilos e que se ama mais quando está com uma determinada forma, mas lembre-se: caso ele não queira controlar a comida dele, não o obrigue a fazer. Essa decisão é dele.
Fonte: Daniela Moraes, médica nutróloga e Sônia Almeida, nutricionista do Vigilantes do Peso