Revista O Empresário / Número 115 · Dezembro de 2007
VALE EM NÚMEROS
Para os que criticam a privatização da Vale do Rio Doce, aqui vão alguns números para se pensar. Entre sua fundação, em 1943, até 1997, quando foi privatizada, ou seja, em 54 anos, a média anual da contribuição social (impostos, dividendos à União, salários e ações sociais) foi de US$ 259 milhões. Já no período “privado” , este número cresceu pra US$ 1,3 bilhão. Resumindo: a média cresceu apenas 397%...
SINALIZAÇÃO
Seria interessante que a prefeitura colocasse placas com os nomes das ruas em todos os logradouros públicos. Encontrar certos endereços, distantes do centro da cidade, é uma operação que demanda muita pesquisa e sorte.
BOM INVESTIMENTO
Dezembro é o mês que podemos tirar dinheiro do leão do imposto de renda. Basta doar, para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, até 6% do Imposto de Renda devido, no caso de pessoas físicas e 1% quando pessoas jurídicas.
Este valor será aplicado, na sua cidade, para ajudar a construir um futuro melhor para os jovens. O valor será abatido na época da declaração do I. Renda em 2008. Entre em contato com a prefeitura para mais informações.
TRADIÇÃO
O coral das crianças, para cantar músicas de natal, em Cambuí, já se tornou uma atração vitoriosa. Parabéns às pessoas que se esforçam com a finalidade de preservar a alegria nesta importante data da cristandade.
DESAGRADÁVEL
Os celulares estão com quase todos os brasileiros, mas muitos não notam que estão em lugares públicos ao utilizarem o aparelho. Aos gritos entabulam a conversa sem se importar com a presença de pessoas ao seu lado. Um pouco de discrição não faria mal algum.
O SOMBRA
O SPC é encarado por muitas pessoas como um lugar perigoso. Certo dia um cidadão perguntou à funcionária se certa pessoa tinha feito alguma consulta. Diante da negativa começou a se retirar, mas hesitante voltou dizendo que achava estar com um problema com um boleto e perguntou se podia contar com a ajuda da atendente. Após a concordância e as explicaçõs de praxe foi solicitada a apresentação dos seus documentos. Para nossa surpresa constatamos que ele era a misteriosa pessoa que deveria ter entrado antes. Sua sombra saiu satisfeita com o atendimento.
PAPAI NOEL
O correio precisa de ajuda. Sua vitoriosa campanha de responder às cartas enviadas ao Papai Noel, pelas crianças pobres, necessita de padrinhos e madrinhas para que o Natal não se transforme em decepção para aqueles que ainda são inocentes.
MODELO
Site da GQ americana, revista de moda masculina, põe Lula entre os líderes mais bem vestidos do mundo. “Seus paletós de três botões ajudam a reduzir a percepção de sua barriga e dão verticalidade”, anota um colunista.
ABUSO
Os motoqueiros devem obedecer a resolução 219 do Contran que tornou obrigatório o uso, em todo o país, de um colete com elementos retrorrefletivos (que brilham com a luz). O problema é que a regulamentação de seu uso, por lei, tem de ser feita pelos municípios. Uma outra resolução, a 241, exige que as placas das motos sejam também retrorrefletivas a partir de 2008.
É uma guerra que só tende a crescer. O Brasil tem 10 milhões de motociclistas e só de janeiro a julho deste ano foram vendidas mais 800 mil motos.
Motoqueiros em Cambuí andam impunemente com o escapamento aberto e sempre em alta velocidade, sem serem incomodados. Por que será?
VAI AUMENTAR
O valor das multas de trânsito pagas pelos motoristas no país deverá sofrer reajuste.
O Denatran , ligado ao governo federal montou, nas últimas semanas, um grupo para estudar a questão. O órgão afirma que os valores estão congelados há sete anos e que a discussão é para tentar definir um índice de correção inflacionária do período, que pode ultrapassar 80% dependendo do critério.