Revista O Empresário / Número 115 · Dezembro de 2007
Muitos candidatos a emprego ansiosos falam sem parar, descarregando uma enxurrada de informações irrelevantes. Geralmente, eles não fazem a menor idéia da gafe que cometem.
Pessoas que falam demais não apenas causam uma impressão pobre, mas também cortam o tempo do gerente de contratação para fazer mais questões. Esse gerente não vai prestar nenhuma atenção em você a menos que prove que é ágil durante os primeiros cinco minutos.
Falar muito sobre si próprio numa entrevista é a coisa mais perigosa que você pode fazer.
Não se desespere. Aqui estão algumas maneiras de ficar longe da verbosidade durante uma procura de emprego:
Prepare declarações breves.
Elas devem alinhar sua experiência para o cargo desejado, e então ensaie essas frases.
Quando um gerente de contratação diz “fale-me um pouco sobre você”, aí, então você pode contar umas poucas histórias de batalha que narrem um problema profissional, o que fez para corrigir a situação e o resultado verificável. “As histórias precisam ter força, bem como ser interessantes”, e não durar mais que dois minutos cada, diz Rich Gee, um orientador de executivos de Stamford, em Connecticut.
Entenda corretamente a pergunta que lhe é feita. Pare a cada poucas frases para checar. Se ele lhe pede seu histórico profissional, você pode perguntar: “ O sr. quer que eu comece da situação atual ou do começo?”. Esse tipo de resposta demonstra que um candidado está se preparando mentalmente para o que vai dizer.
Pausar depois que fala permite que você organize os pensamentos - e peça permissão para continuar. Antes de voltar a falar é conveniente que pergunte: “ Eu respondi a questão satisfatoriamente? O senhor quer mais exemplos?”
Observe a linguagem corporal do entrevistador. Busque pistas de que suas respostas estão ficando chatas. Ele pode parar de tomar notas, verificar as horas ou olhar para seu computador.
Treine seu auto-controle aceitando muitas entrevistas. Com o tempo, você será capaz de polir sua apresentação, tornando os encontros menos estressantes. Depois de cada entrevista, revise as questões que lhe foram perguntadas e as respostas que você deu. Ajuste o tamanho de suas respostas até que alguém diga: “Você está contratado!”