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Revista O Empresário / Número 109 · Junho de 2007



É comum pensar que o assunto “marca” interessa apenas a grandes empresas. Engano. Todas as empresas, por menores que sejam, precisam de uma identidade própria. Como seu cliente vai contar para o vizinho que o seu pão é ótimo, se a sua padaria não tiver uma marca?

Empresas pequenas são ainda mais afetadas por uma percepção negativa dos clientes, e também, como as grandes, respondem a reclamações no Procon. O atendimento de uma loja de artigos de R$ 1,99 pode ser mais informal do que o de uma loja de artigos de luxo, mas precisa ter a mesma simpatia, disponibilidade e atenção com o cliente. Este trabalho bem-feito se refletirá da mesma forma que o realizado na marca da loja de luxo.

Não permita que a marca da sua empresa seja a falta de educação no atendimento, a incompetência para resolver problemas ou, pior, o desrespeito aos clientes.

NÃO SE ESQUEÇA
1 Apresentação para o mercado: sua marca só chega aos seus clientes por meio da comunicação. Se você não comunicar sua marca para seus clientes em potencial, ninguém vai conhecer, ninguém vai comprar. Invista em uma estratégia de marketing interessante para o seu público-alvo, fale a língua deles.

2 A marca se valoriza a cada cliente satisfeito e se desvaloriza a cada reclamação: a qualidade no atendimento precisa fazer parte desde o início do planejamento da marca, assim como o cuidado com as reclamações. Não deixe nunca um cliente insatisfeito sem retorno. Lembre-se: ele é quem vai falar mal da empresa.

3 O cliente como parceiro na construção da marca: desenvolva uma estratégia de relacionamento com clientes tendo em vista dois objetivos: fidelizá-los e impulsionar recomendações. Uma empresa que é recomendada pelos seus clientes cresce, valoriza sua marca no mercado.

4 Faça pesquisas de satisfação de clientes. Podem vir soluções para grandes problemas.
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