Revista O Empresário / Número 104 · Dezembro de 2006
Embora em certos momentos ela pareça inatingível, é possível, sim, ter paz interior. E o primeiro passo é desejá-la, prega o professor de Yoga Alexandre Perlingeiro. Segundo ele, aceitar a vida tal como ela está, sem impor muitas condições para a felicidade, é uma forma de ficar em paz com você e com o mundo.
Para conhecer os caminhos que levam à paz interior, o Maisde50 conversou também com o consultor de qualidade de vida, Leandro Buso, e com a professora de Yoga, Maria Paula Brito.
Também não resistimos e acrescentamos algumas dicas para você descobrir a sua serenidade. Está tudo aí embaixo.
Respire profundamente
Quanto mais longa for a respiração, mais você se sente relaxado. Segundo Perlingeiro, costumamos respirar de forma curta e concentrada na região torácica. Dessa forma, não aproveitamos a capacidade dos pulmões. Para isso, a respiração mais indicada é a abdominal, pelo diafragma.
Durma
É importante dormir o tempo necessário para descansar o corpo e a mente. Dormir mal, ou dormir pouco, causa estresse, estafa e afasta o bem-estar.
Reserve horas para o lazer
Desligar-se do trabalho e das tarefas do dia-a-dia por alguns momentos é fundamental para a qualidade de vida. Cuide das plantas, passeie com a família, leia, veja filmes, enfim, busque atividades que lhe dêem prazer longe das cobranças.
Faça alguma atividade física
Praticar um exercício é uma forma de aliviar o corpo do estresse do dia-a-dia. De quebra, você também relaxa e coloca para fora os leões que o habitam. Lute, corra, nade, caminhe, dance, brinque!
Medite e esqueça do mundo por alguns momentos
Reserve diariamente um tempo para descansar a mente. Desconecte-se do mundo e conecte-se a você, ao seu interior. Quem sabe sua paz não está aí, escondida?
Ocupe a mente quando algum pensamento ruim lhe afligir
Segundo Buso, para ficar bem com você mesmo é preciso, antes de tudo, dominar o pensamento. Afinal, ele tem um importante papel nisso. E se a sua cabeça é a responsável por tirar a sua paz interior, não adianta pensar em não pensar, porque o cérebro não assimila a palavra não. Logo, você continuará pensando. Faça alguma atividade para se distrair. Vale desde fazer palavras- cruzadas, até arrumar a casa. O importante é não permitir que pensamentos sem importância criem raízes.
Faça yoga
Para a professora Maria Paula Brito, não há caminho melhor para encontrar a serenidade interna como fazer yoga. O exercício reúne o trabalho físico e o mental, proporcionando um profundo relaxamento. "É uma busca pelo auto-conhecimento. E quando você se conhece, fica mais fácil se sentir em paz", diz ela.
Contacte sua espiritualidade
Independentemente da representação que ela tenha para você, tire um tempo e faça essa conexão com algo além de você, que lhe traz fé e força para seguir em frente.
Ajude os outros
Seja solidário e gentil com quem está ao seu redor, faça um trabalho social. Estatísticas já comprovaram que as pessoas que prestam algum trabalho voluntário têm índice de mortalidade menor.
Contemple o mar
E aprenda com ele. Tudo passa. As ondas vão e vêm a todo instante. E assim é a nossa vida.
Seja positivo
Compreenda que a forma como você vê o mundo é mais importante do que ele é na realidade. Se você buscar coisas negativas, certamente só encontrará isso. Busque sempre o ângulo positivo de todas as situações.
Você pode não se identificar com nenhuma dessa dicas. Crie, então, a sua maneira própria. O exercício da busca já vale a pena. E se estamos empenhados em ficar em paz e em espalhar esse estado de espírito, o universo agradece.