Revista O Empresário / Número 104 · Dezembro de 2006
Cores, objetos e a disposição dos móveis podem fazer muita diferença no lar. E não apenas no aspecto da decoração. De acordo com o Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, é possível arrumar a casa para atrair boas energias e prosperidade no ano que se inicia.
Segundo o consultor e professor de Feng Shui Franco Guizzetti, o primeiro passo é definir a prosperidade, um conceito mais subjetivo do que objetivo, e as metas para os próximos 12 meses. A especialista em Feng Shui, Celma Bueno, aconselha escrever em uma folha todos os desejos para 2007 e colocá-los em um lugar visível, como a capa da agenda.
Com os objetivos em mente, parte-se para a arrumação. Franco sugere movimentar tudo o que está sem utilidade: móveis, roupas, livros. Como? "Encontrando um uso, ou doando", responde ele. "Objetos parados são energias estagnadas. Se a pessoa quer ser próspera, não pode ficar apegada a objetos passados. É preciso movimentar essa energia para coisas novas virem", completa Franco.
A manutenção da casa também atrai a prosperidade, garante o consultor. Portanto, pinte as paredes e mantenha os ambientes sempre limpos, bem arejados e claros. "Coloque flores e plantas naturais na casa, pois trazem beleza e energia para o lar", sugere Franco. Usar e abusar das fotografias também fazem bem para o ambiente e para a auto-estima do dono da casa.
Veja, abaixo, mais dicas de Franco Guizzetti para atrair prosperidade em 2007:
- Coloque em lugares estratégicos da casa (aqueles em que se passa mais tempo, como o quarto e a sala, por exemplo) objetos que representem a sua profissão. Você pode, por exemplo, pendurar seus diplomas no escritório. Afinal, a profissão é o caminho para a riqueza.
- As cores da prosperidade são amarelo, dourado, laranja, prata e vermelho. Portanto, abuse dessas cores nos lugares estratégicos do lar. Você pode colocar flores, luminárias e vasos nesses tons. Franco também indica um cofrinho, um buda com moedas ou a árvore da felicidade.
- Não deixe as contas espalhadas pela casa, como em ímãs na geladeira. Deixe-as em pastas guardadas.
- A sala de jantar é o setor da riqueza, da prosperidade, da reunião familiar. Por isso, Franco aconselha que ela esteja sempre limpa e organizada. "A mesa não pode ser um depósito de revista, de papéis, de livros. A pessoa pode trabalhar ou estudar, mas deve arrumar tudo depois", recomenda Franco. O centro pode ser ornamentado por um vaso de flores ou por uma fruteira. Um espelho em uma parede que possa refletir a mesa "dobra" a prosperidade.
- A cozinha, segundo Franco, também é um ponto de prosperidade. Portanto, a regra é a mesma da sala de jantar: estar sempre limpa e bem cuidada. Atenção ao fogão, considerado o cofre da casa.
Para finalizar, Franco Guizzetti alerta: "Quem faz a casa é o dono. Logo, se ele não for próspero, a casa não será. Por isso, ao organizar a casa, o indivíduo também poderia organizar sua vida pessoal e tornar-se uma pessoa melhor", conclui Franco.