Revista O Empresário / Número 104 · Dezembro de 2006
1. TRABALHAR É SERVIR- o sentido do trabalho não é ser servido, não é pensar em você, no seu salário, na sua comissão, no seu lucro, mas sim na satisfação do cliente. Por isso, trabalhar é servir. Devemos todos ter a consciência de que estamos ali para servir e encantar esse cliente que entrou na loja. Quem não tem este espírito não serve para trabalhar no comércio. Portanto, não exite cliente chato. Cliente chato é o que compra da concorrência.
2. RESOLVER O PROBLEMA DO CLIENTE
Sem isso não tem satisfação e nem fidelização. Conhecer as reais necessidades do cliente para melhor atendê-lo. Por isso, a maior habilidade de fazer perguntas para conhecer bem o cliente e suas necessidades é realmente resolver o problema do cliente.
3. TER UMA LOJA DIFERENCIADA- Ter produtos diferenciados que realmente encantem e incentivem o cliente a voltar.
4. CADASTRAR OS CLIENTES - Nome, telefone, email, endereço, data de aniversário dele e da família se for possível, pedir sua autorização, se ele aceita e não se chateia,para que, eventualmente, a loja ligue para ele.
5. PÓS VENDA - Ligar para esse cliente dois ou três dias após a compra para pesquisar a sua satisfação. Se ele gostou dos produtos, se resolveu seu problema, se tem alguma crítica ou sugestão para sua empresa.
6. LIGAR NOS ANIVERSÁRIOS - Não precisa ligar para todos, mas ligue para os clientes VIP’s. Cumprimente pelo seu dia, pela sua vida, pela sua existência. Ninguém irá se chatear por isso.
7. LIGAR AVISANDO AS NOVIDADES - Quando você conhece os gostos e o estilo de cada cliente, eventualmente lhe liga avisando das novidades e convidando-o a visitar sua loja. Pense bem, das 220 h trabalhadas, o seu vendedor fica ocioso no mínimo 100h. Num mercado concorrido como o nosso não podemos ficar esperando pelos clientes. Lembre-se, nossos custos não esperam.