Revista O Empresário / Número 104 · Dezembro de 2006
1- Anote a tarefa que você está evitando. “Estudar mais” é muito vago; bem melhor é pôr algo específico, como “Escrever um ensaio sobre as peças de Shakespeare”.
2- Pergunte-se por que está evitando a tarefa. Não gosta dela? Tem medo de não conseguir fazê-la direito? Considera-se muito desorganizado? Se achar difícil descobrir por que você procrastina, pergunte a um amigo ou colega os motivos pelos quais eles adiam as coisas.
3- Enumere as razões pelas quais o atraso lhe seria vantajoso. Por exemplo: você pode preferir fazer outras coisas; você não precisa, de fato, se acabar de trabalhar; você não tem de passar por ansiedades por causa da tarefa, e assim por diante.
4- Faça uma lista de motivos pelos quais o atraso poderia prejudicá-lo. Por exemplo: você não vai conseguir uma boa nota no exame; ou você ficará muito envergonhado de convidar amigos, se continuar protelando a limpeza da casa.
5- Tenha pensamentos positivos sobre si mesmo e sobre a tarefa que o espera. Divida a tarefa em partes menores, mais controláveis, e estabeleça prazos curtos, nos quais deverá terminar cada parte. Seu objetivo é a conclusão, não a perfeição.
6- Peça a um amigo ou colega para ajudá-lo, responsabilizando-se com ele. Conte-lhe a data em que a tarefa precisa estar terminada e peça-lhe que verifique seu progresso de vez em quando.