Revista O Empresário / Número 104 · Dezembro de 2006
Eis as principais idéias sobre liderança defendidas pelo protagonista do livro
I. “ A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer um que tenha o desejo de fazê-lo, desde que pratique as ações adequadas para alcançar seu objetivo”
II. “É preciso compreender a diferença entre poder e autoridade. Poder é a faculdade de coagir alguém a fazer sua vontade, por sua posição ou força. Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por sua influência pessoal”.
III. “O papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte. Um líder deve identificar e satisfazer as necessidades legítimas de seus empregados e servi-los, atendê-los. A liderança que vai perdurar deve ser baseada na influência e na autoridade”.
IV. “Ao trabalhar com pessoas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo para conseguir as coisas se façam - a tarefa e o relacionamento. A chave do sucesso é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos”.
V. “A liderança requer muito amor. Não preciso necessariamente gostar de meus liderados e sócios, mas, como líder, devo amá-los”.
VI. “A confiança é a cola que gruda os relacionamentos. Sem confiança é difícil, senão impossível, manter um bom relacionamento”.
VII. “O dinheiro é importante, mas o tratamento respeitoso, a capacidade de contribuir para o sucesso e o sentimento de participação sempre aparecem acima do dinheiro nas pesquisas sobre o que as pessoas esperam das organizações”.
VIII. É importante que desafiemos continuamente os paradigmas a respeito de nós mesmos, do mundo em torno de nós, de nossas organizações e das outras pessoas. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos paralisar enquanto o mundo passa por nós”.
IX. “Nós não fazemos as coisas crescer na natureza. Nosso criador ainda é o único que sabe como uma pequena semente se transforma num formoso carvalho. O melhor que podemos fazer é criar condições adequadas para que o crescimento se dê”.
X. “Se estivermos de fato nos doando aos outros..., nossas vidas estarão em sintonia com Deus, ou com nosso poder mais alto, se prefirirem”.