Revista O Empresário / Número 104 · Dezembro de 2006
O mercado de trabalho não está para peixe. Instituições de ensino derramam no mercado, todo ano, centenas de formandos e as ofertas de emprego não crescem na mesma proporção. Diante desse quadro, começa a grande corrida em busca de especialização, mestrado ou doutorado.Eis a questão: qual dessas é a melhor opção para quem entra no mercado de trabalho disposto a acontecer?
A diferença entre mestrado e MBA(Master in Business Adminstration) existe só no Brasil. O MBA Executivo começou a ser oferecido no fim dos anos 50, como especialização, para diferenciar cursos de meio período de cursos de tempo integral(mestrado). Por 20 anos foi difundido como marca fantasia para cursos lato sensu (que dão título de especialista) e o Ministéiro da Educação o regulamentou como especialização. No exterior, o MBA equivale ao nosso mestrado em administração.
O MBA serve bem aos que querem se aprimorar em administração e gerenciamento das áreas de recursos humanos, logística, finanças, marketing e planejamento estratégico. É muito útil aos executivos com pouco tempro livre, já que é curso de meio período com exigências mais brandas. O tempo para a conclusão varia de um a dois anos. Escrever a tese é condição para obter o diploma. É o equivalente ao mestrado lato sensu.
O mestrado stricto sensu dá o título de mestre e habilita também para a vida acadêmica, além de ser um passo em direção ao doutorado. O tempo de dedicação exigido é maior e pode levar de dois a quatro anos para a conclusão. O mestrando deve cumprir as exigências de aulas e trabalhos e, por fim, a pesquisa dentro do tema que se propôs e a defesa de sua tese.
O doutorado é para aqueles que desejam se aprofundar na vida acadêmica, como professor ou em pesquisas.
O curso pode durar de três a cinco anos, com aulas e trabalhos inicialmente e, em seguida, a pesquisa propriamente dita e, como o nome já diz, dá o título de doutor com a defesa de tese. Todos os cursos exigem língua estrangeira, geralmente o inglês.