Revista O Empresário / Número 100 · Setembro de 2006
Com a informalidade e a praticidade do e-mail, é comum as pessoas escreverem de qualquer maneira, mesmo quando se trata de uma mensagem de trabalho.
A correspondência eletrônica pode até ser usada como um documento, se tiver uma certificação digital (garantia da autenticidade de origem).
A primeira regra de bom português no e-mail é não usar abreviações e, assim, evitar problemas de compreensão da mensagem. “O e-mail comercial segue as normas gramaticais brasileiras”.
Claro que não é preciso escrever uma tese. A objetividade é importante, mas não seja direto demais. Evite e-mails muito curtos, porque parece grosseria, orienta a coordenadora dos cursos de comunicação empresarial do Senac São Paulo, Marie Suziki Fujisawa.
Outra dica é não usar emotions, as carinhas de programas de comunicação instantânea, como o MSN Messenger ou ICQ. Carta comercial ou e-mails são mais formais. Não se deve exprimir emoções. Evite escrever com todas as letras em maiúscula, porque quem recebe vai pensar que você está bravo ou gritando e quando terminar o e-mail, sempre coloque um fecho : é educado e elegante. Use expressões como “atenciosamente”, “cordialmente” ou “aguardamos um breve retorno” e ponha seu nome e cargo na empresa.
DICAS PARA O E-MAIL
*Não use abreviações ou emotions.
*Evite mensagens muito curtas.
*Transforme grande quantidade de informações em arquivos anexados.
*Avise no corpo da mensagem se há documentos anexados.
*Evite escrever tudo em letras maiúsculas.
*Coloque um fecho no e-mail.
*Escreva seu nome e cargo.