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Revista O Empresário / Número 100 · Setembro de 2006



Montar um novo negócio é um desafio. Por isso, deve-se tomar cuidado e atentar para que o sonho de ter a própria empresa não se desfaça sem que você tenha, ao menos, pago as dívidas para abri-lo.

Em todo o Brasil, o mercadinho, armazém ou frutaria são montados com facilidade por empreendedores, mas somem com a mesma rapidez. Isso acontece porque falta instrução aos novos empresários.

Para que seu negócio não fracasse, veja as dicas para abrir um supermercado que o consultor Clóvis Polese, que atua há 30 anos no segmento, dá aos novos empreendedores.

Rentabilidade
Existem pontos essenciais para o sucesso de um supermercado: bom atendimento, limpeza, preços, qualidade e variedade, organização das gôndolas, preços legíveis e visíveis, confiança, proximidade ao consumidor, estacionamento e segurança.

Antes mesmo de abrir o empreendimento, esteja ciente de que esses aspectos devem ser estudados. Procure montar uma equipe ágil, tanto para atender a clientela, quanto para fazer a limpeza do espaço. Converse bem com os distribuidores e escolha as marcas mais confiáveis. Planeje o espaço físico. Pesquise preços e os descontos que não afetarão seu orçamento.

Lucro
Alimentação é algo fundamental na vida das pessoas, mas não pense que você terá lucros extraordinários por trabalhar nesta área. Segundo o consultor, para quem inicia um pequeno negócio, a lucratividade fica em torno de 3% a 5% do valor investido.

Além disso, para o setor ser lucrativo é preciso atenção e dedicação total. Não há folgas nos finais de semana e nos feriados, dias em que os pequenos comércios faturam mais. O consultor informa que o açougue representa 20% da venda total, derivados de leite e embutidos, 12%, hortifrutigranjeiros, 10% e laticínios, 6%.

Apresentação dos produtos
Ninguém gosta de gastar horas no supermercado. O produto encontrado de maneira mais rápida (o que reduz o tempo das compras e agrada o consumidor) é aquele que está disposto de maneira organizada.

A disposição deve ser de forma vertical e não horizontal. "A embalagem colorida agrada o cliente, bem como preços legíveis", enfatiza Polese.

Entrada no estabelecimento
Entrar por qualquer parte e ver produtos por todos os lados confunde o consumidor. Organize o espaço para que a entrada esteja do lado direito do estabelecimento e o cliente passe por todas as gôndolas.

As promoções merecem destaque e devem estar logo na primeira gôndola. Para você saber se deve colocar algum produto com desconto ou não, calcule os preços, acrescentando o valor dos impostos ao do custo, que deve ser igual ao da venda. Depois disso, veja quanto deixará de ganhar quando iniciar uma promoção e se fará falta.

Espaço e vendas
O consultor indica começar com um espaço de 100 metros quadrados. Alimentos essenciais como arroz e feijão não devem ser colocados logo na entrada. Isso porque, se o consumidor o encontrar logo, desiste de passear no supermercado e acaba por não se atrair por outros produtos.

Segundo o consultor, nos empreendimentos constata-se um total de 80% em vendas a prazo e de 20% à vista, o que deve ser invertido, além da prática de receber o dinheiro depois da aquisição do produto. "A venda fiada empurra as empresas para o desaparecimento", disse Polese.


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