Revista O Empresário / Número 100 · Setembro de 2006
A máxima de Vinícius de Moraes de que “beleza é fundamental” não se aplica só às garotas de Ipanema, mas também aos negócios. É que a experiência mostra que mudar a aparência, ou melhor, a arquitetura de uma loja ou de um consultório pode levar a um aumento de clientela de 25%. Em alguns casos, até dobrar.
O resultado depende do quanto a reforma consegue atrair, aproximar o cliente. Afinal, o layout de um negócio vale pela percepção que o cliente tem dele. A arquitetura não é mais considerada um investimento, mas, sim, um conceito básico para se manter nesse mercado competitivo.
Quando se fala em layout, fala-se de fatores que vão da arquitetura à disposição dos produtos. O importante, é passar para o cliente a preocupação com a inovação.
PARA NÃO ERRAR
LAYOUT: A arquitetura, a decoração e a disposição dos produtos no espaço formam, segundo especialistas, a imagem que os consumidores têm de uma empresa.
PESQUISA: Consultores sugerem que se faça pesquisa antes de uma reforma. Isto porque, quanto mais o empresário conseguir se aproximar da visão do consumidor, maior será o efeito da mudança na freqüência.
RESULTADO: Segundo empresários e consultores, a mudança na arquitetura do ambiente pode provocar aumento de 25% a 100% da clientela daquele negócio.
FUNCIONALIDADE: Beleza é fundamental e funcionalidade, idem. A arquitetura, dizem especialistas, deve tentar tornar o espaço mais atrativo, mas também adaptar os espaços de produção à atividade.