Revista O Empresário / Número 100 · Setembro de 2006
Veja como implantar um programa em sua empresa
Verifique a disposicão dos colaboradores. Isso permite conhecer o que se entende como atividade volutária, focos de interesse e organizações com as quais o funcionário já trabalhou.
Organize as informações e discuta o programa que se pretende estabelecer com os líderes da corporação.
Crie um comitê de voluntariado, que deverá produzir o programa. Seus componentes devem ser selecionados entre aqueles que, tendo experiência, sintam-se entusiasmados.
Busque informações sobre as necessidades da comunidade, verifique quais entidades estão preparadas para recebê-los e que ações poderiam ser realizadas, com qual periodicidade.
Estabeleça um plano estratégico para o programa: missão, valores, foco, prioridades, atividades a serem realizadas, indicadores a serem monitorados e avaliados e recursos necessários
Implante a infra-estrutura para operacionalizar o programa, indicando o responsável pelo projeto, quais recursos ficarão disponíveis e o horário em que cada colaborador desempenhará as atividades voluntárias.
Defina se haverá uso de espaço físico, telefone e internet da empresa.
Formalize mecanismos de reconhecimento do voluntariado com cartas de agradecimento, certificados e divulgação das ações.