Revista O Empresário / Número 100 · Setembro de 2006
A fama das mulheres de serem mais espertas para negociar preço caiu por terra. Uma pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto de Psicologia da Unversidade Federal de Brasília (UnB) revela que os homens pechincham mais que as mulheres na hora das compras.
Numa escala de um a cinco pontos, na qual um ponto representa discordância total e cinco pontos, concordância total, o resultado do quesito pechincha foi 3,67 pontos para homens, superior ao das mulheres, que ficaram com 3,48 pontos.
“Os homens gostam de barganhar mais que as mulheres e demonstram uma necessidade maior de tirar vantagem na negociação”, diz o psicólogo responsável pela pesquisa, Everson Cristiano de Abreu Meireles.
Para chegar a esta conclusão, ele ouviu cerca de mil pessoas, a maioria solteira com idade entre 16 e 57 anos, residente no Distrito Federal e adjacências. A maioria dos participantes da enquete (40,9%) tem renda média mensal entre R$ 1,2 mil e R$ 4 mil.
O objetivo do estudo inédito, segundo o pesquisador, foi avaliar os valores que levam o consumidor às compras e como ele se comporta no momento que fecha o negócio.
Além de pechinchar, os homens escolhem produtos e serviços que dão mais status social com o objetivo de exercer influência sobre os demais pela posse do bem. Eles também são mais individualistas que as mulheres na hora de comprar.
Segundo o pesquisador, eles não precisam da opinião dos outros. Já as mulheres se destacam pelo fato de terem forte preocupação com a responsabilidade social da empresa fabricante na hora de escolher um produto.