Revista O Empresário / Número 100 · Setembro de 2006
Você sonha em ter seu negócio próprio ou acha que não nasceu para a coisa? Segundo especialistas, qualquer um pode ser empreendedor, mas há algumas características natas ou aprendidas que podem contribuir, e muito, para que a pessoa se torne um empreendedor de sucesso.
“Os empreendedores tendem a ser pessoas dinâmicas, que gostam de se comunicar e que preferem mudança à rotina”, diz o diretor geral do Instituto Empreender Endeavor, Paulo Vera. “Uma pessoa que prefira o conforto e a estabilidade tem mais dificuldades em lidar com um negócio próprio”.
Ele acredita, porém, que a maior parte da arte de se ter uma empresa pode ser aprendida. “Existe uma parte técnica muito importante que qualquer um pode aprender, se estudar”.
Controlar fluxo de caixa, lidar com marketing, compras, fornecedores, tudo ist o pode ser aprendido. O que muda é a facilidade do estudante em assimilar estes conhecimentos”.
ATITUDE
O consultor de orientação empresarial do Sebrae-SP, Renato de Andrade, diz que a parte técnica é importante e pode ser aprendida. A atitude empreendedora, porém, “vem de berço” ou a pessoa precisa ter muita vontade para mudar.
Empreender é realizar visões. Então, é preciso ser curioso, enfrentar riscos, conseguir prever situações, ter metas bem definidas e uma boa rede de relacionamentos.