Revista O Empresário / Número 100 · Setembro de 2006
PORTE DA EMPRESA: É importante estar atento ao porte da empresa e às oportunidades de crescimento na carreira ao participar de uma seleção de emprego ou estágio. Segundo especialistas, nem sempre o excesso de exigências é fator negativo: há mais chances de promoção. Antes de uma entrevista, procure informações sobre a companhia, verifique se ela tem site na internet e conheça melhor o terreno em que vai pisar.
CURRÍCULO: Empresas que utilizam critérios de seleção consistentes não costumam se impressionar apenas com o currículo. Contam muito o perfil do candidato, suas características pessoais e o quanto ele adquiriu de experiência em trabalhos anteriores. Esteja atento a como a entrevista está sendo conduzida e procure informar-se previamente sobre as tarefas que serão executadas.
VÍTIMAS PREFERENCIAIS: Recém- formados e estudantes em busca do primeiro emprego são os que mais sofrem com ofertas de trabalho esdrúxulas. Se houver dúvida sobre procedimentos de recrutamento, troque idéias com alguém mais experiente.
EXPERIÊNCIA: Sendo contratado para um cargo que não tem qualquer relação com a sua formação, fique atento. As empresas são muito exigentes quando precisam de profissionais com experiência.
GOLPE: Desconfie de organizações que prometem o máximo pelo mínimo. Se, além de não ter relação com a sua especialização, a vaga oferecida inclui benefícios demais, o sinal de alerta deve ser ligado. Procure ser criterioso ao analisar a oferta de trabalho.