Revista O Empresário / Número 114 · Novembro de 2007
Casos de experiência direta que se tornaram clássicos e fizeram de seus protagonistas líderes de mercado.
WAL-MART
Sam Walton adotou o sistemas de caixas centralizadas em seus supermercados depois de uma viagem de 800 quilômetros que fez em 1951, para visitar um concorrente. Antes disso, predominaram no Wal-Mart as caixas separadas em cada seção do superemercado. Walton também costumava voar pelos EUA em busca de pontos para novas lojas.
TOYOTA
Como nunca havia desenhado um carro para o mercado norte-americano, o engenheiro-chefe do projeto da minivan Sierra, em 2004, saiu dirigindo por todos os estados do México, dos EUA e do Canadá, para se familiarizar com os hábitos dos motoristas. O carro acabou ficando maior, porém mais fácil de manobrar e mil dólares mais barato.
DISNEY
Funcionários dos parques temáticos passam boa parte do tempo observando os visitantes. Uma das atrações mais recentes da Disney, a montanha-russa Expedition Everest, foi construída junto a um museu do abominável homem das neves. A fila até os carrinhos serpenteia por dentro do museu, e os visitantes aproveitam seu tempo, enquanto esperam.
HONDA
Foi também na Disney que designers japoneses descobriram, observando os estacionamentos, que os porta-malas dos carros dificultavam a vida dos pais que precisavam tirar e pôr carrinhos de bebê nos bagageiros. A solução de rebaixar os porta-malas é apontada como um dos fatores que levaram o Honda Accord à liderança nos EUA.