Revista O Empresário / Número 170 · Setembro de 2012
A educação não se restringe à escola. É fundamental que ela seja dada em casa e mexer com dinheiro, talvez seja um dos pontos mais importantes da educação de uma criança. A mesada é um dos temas de grandes discussões em todas as famílias. Quanto dar? A definição do valor da mesada deve levar em conta diversos fatores. O círculo de amizades de seus filhos é um deles. Ele não deve nem ser o “milionário” nem o “mendigo”. Procure se informar sobre os hábitos financeiros dos amigos dos seus filhos para que eles não se sintam deslocados no grupo. Defina a mesada, os pais não devem dar dinheiro extra para os filhos, fato que com certeza cria maus hábitos.
Cinco dicas importantes:
1. Discuta as finanças da família com seus filhos.
2. Eduque seus filhos para a poupança, não para o consumismo. Ensine-os a fazer a pergunta quando eles quiserem comprar algo: “Eu preciso disto ou eu quero isto”?
3. Ensine-os a definir objetivos, criar um orçamento, registrar as despesas e comparar preços antes de comprar.
4. Use jornais, programas de televisão e outros materiais, para educar seus filhos nas finanças da família. Muitas vezes esses programas são a deixa para iniciar uma conversa educativa.
5. Discuta com seus filhos as opções que eles têm quando ganham dinheiro. Gastar, investir e doar são algumas.