AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


Revista O Empresário / Número 170 · Setembro de 2012



Fábio Zugman, autor do livro Administração para Profissionais Liberais

* É importante que o profissional liberal pense como empresário?
Sim. As faculdades passam a mensagem de que basta ter uma boa preparação técnica. Se você for bom médico, advogado ou dentista, parece que o sucesso está garantido. Muitas vezes, o profissional conhece as próprias habilidades e não entende porque não deslancha no mercado ou porque o cliente migra para outro profissional.

* Então falta marketing?
Sim, isso é muito importante. O cliente é um leigo, ele não tem como saber se um advogado ou médico é melhor do que o outro. Vai reconhecendo o bom profissional aos poucos. Se a pessoa é bem recebida, entra num escritório ou consultório limpo, é atendido no horário e tem onde sentar para esperar, vai ter uma boa impressão. A apresentação sempre vai contar pontos.

* O que o profissional precisa saber sobre administração?
Eu não quero que médicos, dentistas, jornalistas ou advogados se tornem administradores. Não é isso. O profissional liberal precisa entender que seu “eu” pessoal e o seu “eu” profissional estão relacionados. Que as decisões pessoais e profissionais andam juntas.
A compra de um imóvel para investimento pessoal tem de levar em conta onde estão os clientes – porque, do contrário, o profissional não conseguirá manter sua renda.
É preciso que a decisão de um lado seja recompensadora para o outro.

* Quais os bons e maus exemplos do trabalho autônomo?
Tive a ideia do livro quando ainda cursava Ciências da Computação na universidade. Via profissionais apresentarem propostas de milhares de reais em uma folha de papel simples.
Por outro lado, um dentista com um consultório muito cheio teve a ideia de montar um lava-rápido no local. Assim, as pessoas aproveitavam o tempo de espera para sair com o carro limpo – e ele ganha mais dinheiro. É preciso olhar a necessidade do cliente: um pediatra precisa saber que é difícil para a mãe andar quadras e quadras com o filho no colo. Então, é bom pensar em opção próxima de estacionamento.
Administração & Política
» PROFISSIONAL LIBERAL TAMBÉM É EMPRESÁRIO
» MALDADE SUTIL
» EGO DE BANQUEIRO
» NÃO É NOVIDADE
» MARKETING MINEIRO
» “APOIO” MINEIRO
Colaboradores
» CARROÇA VAZIA
» TRABALHE MESMO ASSIM
» COMEMORAÇÃO
Comportamento
» É PRECISO VESTIR A CAMISA
» DEFEITO DO BRASILEIRO
» A RAZÃO
» JURAMENTO DE HIPÓCRATES
Comunicação & Internet
» DOENÇA DO POLEGAR
» ARMADILHA VIRTUAL
» ÀS CEGAS
» MULTA POR FESTA
Empreendedorismo
» ERROS E ACERTOS PARA FICAR NO MERCADO
» DICAS PARA A SOCIEDADE DAR CERTO
Finanças
» UMA SOLUÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS
» VÃO SOBRAR EMPREGOS
Humor & Curiosidades
» DANOS IRREPARÁVEIS
» FRASES SINISTRAS
» AMO OCÊSSS!
» SOLUÇÃO MINEIRA
» RAPIDEZ
» FANÁTICOS
» IDIOTA SABIDO
Jurisprudência & Segurança
» MULTAS POUCO CONHECIDAS
» E-MAIL OFENSIVO
» TORPEDO ILEGAL
» LISTA DE INADIMPLENTES
» APARÊNCIA ENGANA
» CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CONSUMIDOR
» A MESADA DE SEUS FILHOS
Mercado de Trabalho & Educação
» DICAS PARA ACABAR COM A INSATISFAÇÃO NO EMPREGO
» O BOM ATENDIMENTO É TUDO
» HABILIDADES VALORIZADAS
Utilidade Pública
» O ESTRESSE
» O QUE A COR DA TARJA INDICA
Variedades
» RAPIDINHAS DO LEÔNCIO
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide