Revista O Empresário / Número 170 · Setembro de 2012
Como os bancos avaliam cada cliente
1 Renda (salário)
2 Idade
3 Empregabilidade
4 Comprometimento da renda com dívidas
5 Relacionamento com o banco (se possui investimentos, seguros, contas em débito automático)
6 Histórico de pagamentos (se deu cheque sem fundos, se costuma atrasar ou quita antes do prazo)
7Acesso à concorrência (relacionamento do cliente com outros bancos).
CLIENTE
1.AAA Clientes dos sonhos: alta renda, têm muitas aplicações nunca deram cheque sem fundos, não têm dívidas, gasta bastante, pagam contas em dia.
2.A Bom cliente: ganha bem, tem aplicações, não deu cheque sem fundos nos últimos cinco anos, quase não tem dívidas, gasta bastante, paga contas em dia.
3.B Cliente com bom potencial: salário e carreira em ascensão, tem algumas aplicações, não deu cheque sem fundos nos últimos dois anos, reduziu endividamento, gasta com consciência, paga contas em dia.
4.C Cliente preocupante: salário comprometido, sem aplicações, deu cheque sem fundos no último ano, endividamento, gasta sem planejamento, atrasa contas, usa cheque especial e rola cartão de crédito.
5.D Cliente sem crédito: dívidas em atraso em fase de negociação com credor; tem possibilidade de recuperação.
6.E Cliente fora do sistema financeiro: dívidas em atraso, sem negociação com credores ou em execução; sem possibilidade de recuperação no momento
RESULTADO
1.Consegue as menores taxas de juros
2. Boa chance de obter taxas de juros baixas
3. Taxas de juros intermediárias
4. Taxas altas
5. Crédito recusado ou concedido com taxas proibitivas
6. Crédito recusado