AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


Revista O Empresário / Número 170 · Setembro de 2012



Ex-empresário do Vale do Silício, convertido em historiador, Andrew Keen é hoje um dos críticos mais ácidos do mundo digital. Em seu primeiro livro, O Culto do Amador , de 2009, o britânico de 51 anos denunciou o que chamou de “ditadura da ignorância” na web, difundida por narcisistas ávidos pelos holofotes digitais.

- O que há de errado com as redes sociais?
Andrew Keen: Temo que a palavra “social” seja transformada em ideologia. Todas as últimas inovações digitais – de recursos musicais a soluções criativas – recebem obrigatoriamente o carimbo de social. Isso é preocupante. A internet deve sempre preservar a autonomia do indivíduo, atributo que não é respeitado por diversas plataformas. Os pensamentos originais só aparecerão quando as pessoas rejeitarem essa doutrina da multidão.

- Em seu livro, o senhor diz que as pessoas estão abrindo mão de suas informações pessoais. Por quê?
Keen: Vivemos a era do exibicionismo. Estamos desistindo dos nossos segredos. Chegamos ao mundo da transparência radical. Nossos perfis no Facebook, Twitter e Google são nossas vitrines. Hoje, riqueza corresponde a conectividade. Com esse comportamento extremamente narcísico, estamos virando marcas. Eu mesmo, por exemplo, sou o “anticristo da web”.

- As redes sociais podem realmente acabar com os segredos das pessoas?
Keen: Conseguimos saber os gostos e os anseios das pessoas só visitando seus perfis nessas redes. Podemos ter uma geração de pessoas sem mistérios. Meu conselho aos usuários da rede é mentir. Eu mesmo nunca digo a verdade em meu perfil no microblog. Se você me segue no Twitter, confesso: não terá condições de saber muitas coisas sobre mim.

- O senhor se considera pessimista?
Keen: Eu sempre fui uma pessoa otimista, mas não vivo de sonhos. Aponto os problemas das redes sociais.
Não significa que eu seja avesso à tecnologia. Uso a internet diariamente por dez horas, tenho iPhone, iPad e Macbook e sou obcecado por e-mail. Tenho mais de 20.000 seguidores e reconheço: o século XXI será a era da internet. Só não tenho Facebook.

- Por quê?
Keen: Essa rede não é confiável. Ela apresenta um modelo de negócio nada desprezível, com a exposição de dados pessoais, como nome, cidade, idade, gênero, atividades, amigos mais próximos. Seus usuários não são clientes, mas produtos. É uma armadilha compartilhar informações nesse tipo de plataforma. Quanto mais você compartilha, mais a rede sabe sobre você, e mais você se transforma em um produto. O filósofo francês Michel Foucault estava certo: a visibilidade é uma armadilha.
Administração & Política
» PROFISSIONAL LIBERAL TAMBÉM É EMPRESÁRIO
» MALDADE SUTIL
» EGO DE BANQUEIRO
» NÃO É NOVIDADE
» MARKETING MINEIRO
» “APOIO” MINEIRO
Colaboradores
» CARROÇA VAZIA
» TRABALHE MESMO ASSIM
» COMEMORAÇÃO
Comportamento
» É PRECISO VESTIR A CAMISA
» DEFEITO DO BRASILEIRO
» A RAZÃO
» JURAMENTO DE HIPÓCRATES
Comunicação & Internet
» DOENÇA DO POLEGAR
» ARMADILHA VIRTUAL
» ÀS CEGAS
» MULTA POR FESTA
Empreendedorismo
» ERROS E ACERTOS PARA FICAR NO MERCADO
» DICAS PARA A SOCIEDADE DAR CERTO
Finanças
» UMA SOLUÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS
» VÃO SOBRAR EMPREGOS
Humor & Curiosidades
» DANOS IRREPARÁVEIS
» FRASES SINISTRAS
» AMO OCÊSSS!
» SOLUÇÃO MINEIRA
» RAPIDEZ
» FANÁTICOS
» IDIOTA SABIDO
Jurisprudência & Segurança
» MULTAS POUCO CONHECIDAS
» E-MAIL OFENSIVO
» TORPEDO ILEGAL
» LISTA DE INADIMPLENTES
» APARÊNCIA ENGANA
» CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CONSUMIDOR
» A MESADA DE SEUS FILHOS
Mercado de Trabalho & Educação
» DICAS PARA ACABAR COM A INSATISFAÇÃO NO EMPREGO
» O BOM ATENDIMENTO É TUDO
» HABILIDADES VALORIZADAS
Utilidade Pública
» O ESTRESSE
» O QUE A COR DA TARJA INDICA
Variedades
» RAPIDINHAS DO LEÔNCIO
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide