Em todas as atividades que realizamos, o planejamento é essencial para alcançarmos um bom resultado.
Na administração de uma empresa, devemos nos preocupar para que o trabalho se desenvolva na maior tranquilidade imaginável, se possível até com certa monotonia. A existência de um herói que consegue entregar um serviço em cima da hora ou que contorna com habilidade as reclamações dos clientes, é o indício de que o administrador falhou e é incapaz de coordenar com eficácia, a sua atividade.
Todavia, mesmo em um empreendimento bem conduzido, fatos inesperados podem transformar a calmaria em tempestade. Uma firma exportadora que tenha o seu mercado no Egito ou no Japão, por certo enfrentará muitas dificuldades financeiras, nosso governo que é mestre em inventar leis casuísticas, decretos e medidas provisórias a rodo, também pode ser responsabilizado por muitos transtornos no mercado. Um funcionário que falta, uma máquina que quebra ou um fornecedor que atrasa uma encomenda importante são dificuldades corriqueiras que exigem soluções rápidas.
Tudo isto, pede no comando uma pessoa bem preparada, experiente, criativa e habilitada a tomar decisões tempestivas. Transferir as consequências para o cliente é o que muitas fazem, alegando que não têm culpa no ocorrido. Trata-se de um comportamento covarde, comum em muitos empresários. Portanto, fique atento com o que acontece ao seu redor e no mundo. Esteja preparado para enfrentar surpresas e tenha sempre um plano B à mão; um imprevisto pode mudar a sua história.