1. Se for efetuar compras com seu cartão pela internet, procure saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações.
2. Atenção com e-mails de origem desconhecida, que aguçam a sua curiosidade ou que contenham mensagens como “você está sendo traído”; “seu nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)”; “confira: fotos picantes”. Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas espiões que roubam as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na dúvida, delete o e-mail antes mesmo de abri-lo.
3. Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados.
4. Evite acessar sua conta por sites de bancos quando usar computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais, de seu local de trabalho ou estudo, que são compartilhados com outras pessoas.
5. Troque periodicamente a senha utilizada para acessar seu banco na internet.
6. Utilize sempre versões de programas de navegação atualizadas.
7. Quando efetuar pagamento ou realizar outras operações, certifique-se que está no site desejado, clicando sobre o cadeado que aparece quando se encontra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por certificador internacional, aparecerá na tela, confirmando sua autenticidade.
8. Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens.
9. Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no internet banking, entre em contato com o banco.
10.Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.
11. Os bancos nunca ligam ou enviam e-mails para o cliente para solicitar senhas, nem pedem que digite todos os dados usados para autenticação de uma só vez.