Conheça os erros mais graves de organização da estrutura nas empresas:
Receio de delegar poder
É o mais comum e prejudicial para a companhia. Quando o proprietário insiste em centralizar sua autoridade, retarda o processo decisório e, ao mesmo tempo, limita o crescimento da empresa, já que tenta fazer tudo sozinho.
Favorecimentos nas contratações
Os cargos são preenchidos com base no grau de parentesco ou no nível de amizade e não de acordo com a competência do profissional.
Escolhas limitadas
O empresário não combina os requisitos técnicos necessários com o perfil exigido para os cargos de chefia. Excelentes profissionais podem se revelar um desastre no papel de líderes.
Não definir fronteiras
Cada departamento deve ter uma linha imaginária que determina onde começam e terminam as atribuições. Mesmo que alguns sejam interdependentes, é importante estabelecer limites para que os profissionais não interfiram no espaço alheio.
Nomear muitos chefes
Ao elaborar um organograma com diversos níveis hierárquicos, o empresário cria o efeito “muito cacique para pouco índio”. Existem várias pessoas mandando e ninguém sabe de quem é a culpa pelos erros, já que um empurra a responsabilidade para o outro.
Acentuar a rivalidade
Muitos empresários incentivam a disputa entre os funcionários por acharem que esse comportamento melhora o desempenho da equipe.Isso é um erro. Os setores devem, no limite, visualizar um mesmo objetivo.
Recaída do empreendedor
Mesmo depois de criar departamentos, o empresário não resiste à tentação de exercer o poder. Ele tem uma recaída e volta a centralizar todas as decisões. Essa situação é mais frequente do que se imagina.