Entrevista com o especialista em empreendedorismo José Dornelas, professor de cursos de MBA na FIA-Fundação Instituto de Administração, na USP- Universidade de São Paulo.
O que é ser empreendedor?
É ter uma visão de futuro, um projeto de vida e arregaçar as mangas para fazer acontecer. É farejar a oportunidade, tendo inovação e criatividade. Além de poder contar com o auxilio das pessoas, já que ter uma boa equipe, que complemente o seu perfil, faz toda a diferença no resultado final do negócio. Nenhum empreendedor cresce sozinho. É preciso multiplicar o conhecimento e pensar sempre na sustentabilidade.
Qual o perfil necessário para se tornar um empreendedor?
São muitos os perfis. Existem os visionários, os comprometidos, os inovadores, aqueles que detêm senso crítico, outros com habilidade de inspirar as pessoas e, ainda, os que têm o brilho nos olhos. Essa é umas das características mais importantes de um perfil empreendedor, acreditar realmente naquilo que está sendo proposto, e, claro, adquirindo habilidades de gestão.
O que é ter uma atitude empreendedora?
É identificar a oportunidade, criar estratégias, gerir os recursos, prever os riscos, fazer o plano de negócios e dar o pontapé inicial. Isso é recomendável em função do mercado atual não permitir o erro, até mesmo pela frustração e prejuízos que podem causar.
Existe um segredo para obter sucesso nos negócios?
Não há segredo, mas é preciso conhecer os riscos do negócio, avaliar se há viabilidade, para não cometer os erros que a maioria costuma fazer. É fundamental planejar a execução do projeto, pensar na relevância do que pretende fazer e se vale a pena investir. Não existe uma receita de bolo, mas é preciso ter cautela, experiência e uma programação do que será feito.
Qual é a melhor opção: ter um emprego formal ou próprio negócio?
Muitos jovens chegam a trabalhar para obter experiência, mas pela autonomia proporcionada pelo negócio próprio, acabam se tornando empreendedores. No entanto, é preciso fazer uma análise criteriosa ao escolher o caminho. Antes de abrir um empreendimento, é importante passar por diversos estágios na faculdade e até ter tido um emprego, para conhecer o mercado. É fundamental correr em busca dos sonhos e pensar que o dinheiro não pode ser o objetivo final,o que pode interferir no processo de empreender.