Revista O Empresário / Número 112 · Setembro de 2007
1-Faça um exame clínico completo anualmente com um médico de confiança. Procure bons profissionais.
2- Discuta com seu médico os resultados dos exames e certifique-se dos problemas detectados,
3- Negocie as recomendações nutricionais, adequando-as ao seu estilo de vida, horários e preferências alimentares.
4- Faça e execute um plano de atividades físicas, segundo a recomendação médica individualizada.
5- Reorganize sua agenda diária de modo a equilibrar os horários de trabalho, descanso, lazer e convívio com a família e amigos. Use o estresse a seu favor no trabalho e se permita exercer o ócio, quando possível.
6- Faça uso regular dos medicamentos recomendados, nos horários e quantidades indicadas, mesmo que sejam necessários muitos comprimidos ao dia. Você confia em seu médico e se certificou da necessidade dos mesmos.
7- Em caso de ocorrência de supostos efeitos colaterais, procure seu médico e peça orientação. Muitas vezes, são necessárias adequações à prescrição original. Não interrompa o uso dos remédios sem recomendação.
8- Reveja hábitos de risco como tabagismo, excesso de álcool, consumo de drogas ilícitas, uso indiscriminado de suplementos alimentares e remédios controlados e sem receita médica. Procure ajuda especializada para controle desses fatores.
9- Lembre-se sempre que sua saúde depende mais de você do que qualquer outra pessoa.
10- Viva de forma mais leve. Procure manter o bom humor no trabalho, em casa e no convívio com as pessoas. Pessoas felizes vivem mais e melhor.