AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


Revista O Empresário / Número 112 · Setembro de 2007



Por que as pessoas devem fazer networking?

No ponto de vista do profissional, essa é uma excelente forma de encontrar emprego ou conseguir recolocação no mercado. Já para as empresas, o networking é importante para fortalecer os negócios atuais e uma oportunidade para novos negócios.

Que pessoas devem ser consideradas como parte dessa rede?

Networking é uma rede de relações, portanto, todos fazem parte: parentes, colegas de trabalho, amigos, membros de igreja, fornecedores, prestadores de serviços, colegas de escola e até pessoas que você conheceu nas férias. Uma rede média tem entre 1 mil e 2 mil relacionamentos. Menos de 1 mil é uma rede pobre; acima de 2,5 mil já é uma rede rica . Com quanto mais pessoas você faz contato, melhor. Mas vale ressaltar, não adianta você conhecer as pessoas, elas também devem conhecer você .

Quais são as formas mais comuns de se construir essa rede?

Ela pode ser feita com dois focos diferentes. O primeiro, para quem quer ampliar a rede, buscando novos contatos. Além de ter a rede, as pessoas precisam estar em contato, trocando informações.

E como buscar novos contatos?

Existem três técnicas básicas para ampliar a rede. Uma é por meio dos parceiros e amigos atuais. Você pode fazer uma festa ou participar dos eventos que eles organizam para conhecer amigos em comum. A segunda maneira é se aproximar das “pessoas –alvo” (aquelas que lhe interessam e que, em troca, você também tem algo a lhe oferecer). Outra forma é aumentar a visibilidade, se tornar mais interessante para que outros queiram vir até você.

E como alimentar essa rede?Mandar e-mails para o grupo é valido?

Quando se tem uma rede de relacionamentos, é preciso cuidar dela. Deve-se lembrar, por exemplo, dos aniversários, mesmo que seja por meio de e-mails ou sites de relacionamento na internet, como o Orkut. Hoje, com a tecnologia, não é necessário estar presente fisicamente. Cartão, e-mail, telefone são boas opções. Você pode fazer jornais e mandar pra todos os clientes, memorandos etc. Isso já é suficiente para alimentar a rede. É mais simples do que imagina. A idéia é ser lembrado e se lembrar de pessoas.

Quais as principais dificuldades que as pessoas têm na hora de fazer o networking?

Existem nove problemas principais de comportamento. Primeiro, as pessoas não tem hábito de se apresentar, dar um passo a frente e dizer: “Prazer, meu nome é fulano”. Segundo, muitas têm medo de estar fazendo algo errado, com se estivessem usando outras pessoas. A timidez também aparece nessa lista. Outros têm medo de rejeição, problema de auto-estima. Um quinto ponto é o fato de alguns profissionais não saberem conversar, não têm idéia do que falar.Existem ainda os que não encontram assuntos em comum com a sua rede de relacionamentos. Outro desafio são as pessoas que falam demais ou de menos. Um oitavo problema são as pessoas que sentem superiores aos outros e não se aproximam. Ou ao contrário, se sentem inferiores e não conseguem se aproximar. E o último são as pessoas que estão dentro de uma zona de conforto, só conversam com quem conhecem.

Mas é só conversar?

Você deve buscar pontos de interesse em comum. Entender o outro lado, o que eu tenho para oferecer a essa pessoa? Mas também é necessário entender como se faz amigo.

Como organizar o seu network?

É preciso classificar os grupos. Cada pessoa cria seu sistema de classificação, no formato que se encaixa melhor a sua vida. Hoje, têm muitos softwares para isso, até no MSN você organiza seus contatos por grupos de assuntos. A pessoa precisa ter disciplina, interesse e organização. Registrando cada pessoa de uma maneira simples, colocando no cadastro somente as informações que são importantes. Quem precisa pode procurar um treinamento para se soltar e expandir. A dica é começar pelos amigos, freqüentando encontros, ficando mais amigo dos seus amigos e, claro, estar aberto para conhecer pessoas.
Administração & Política
» Devedores de impostos vão para o Serasa
» Governo estuda a redução do INSS para desonerar a folha
» A mentalidade do rouba, mas faz
» Como administrar dívidas ocultas
» Fim de ano
» Empréstimo
» A hora de investir
Colaboradores
» Saudade
» Vida
» O que me faz sofrer
Comportamento
» Empresário tem que ser maleável
» Para não gastar à toa
» Risco de morrer é maior para pessimistas
» Dez passos para manter a saúde
Comunicação & Internet
» Anatel libera créditos dos pré-pagos
» TIM oferece acesso à rede sem fio
» Como funciona o serviço VOIP
Empreendedorismo
» Cresça com cuidado
» Cuidado com estes sinais
Finanças
» Cuidado com seu contrato
» Como investir
Humor & Curiosidades
» Má comunicação
» A lei da vida
» A confiança
» O taxista assustado
» O barbeiro desastrado
» Novo escritório
» Entrevista para emprego
Jurisprudência & Segurança
» Empresas lutam contra fraudes
» A quadrilha vai ser julgada
» Previdência investigará aposentadoria por invalidez
Mercado de Trabalho & Educação
» Como melhorar seu "Networking"
» Minha equipe é o meu sucesso
Rapidinhas do Leôncio
» Notas de setembro
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide