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Revista O Empresário / Número 107 · Abril de 2007



1. QI - Capacidade mental
Não pode haver competência sem inteligência. O líder precisa ser inteligente para tomar decisões, analisar os fatos, pensar estrategicamente e fazer julgamentos rápidos.

2. Inteligência emocional
Uma das principais habilidades de um líder é ser capaz de enxergar além dos olhos e, principalmente, compreender aquilo que nem sempre é dito, além de relacionar-se de forma eficaz, embora em meio a diversas dinâmicas pessoais.

3. Conhecimento
Sem conhecimento não há competência, porém, esse fator deve ser explorado em diversos níveis, não apenas no “ arroz com feijão”.

4. Crescimento
É transformar o conhecimento em capacidade para alçar vôos mais altos. Isto implica estar com a mente aberta para novas descobertas e possibilidades.

5. Ego saudável
Entenda ego saudável como a segurança que poucas pessoas têm em reconhecer sua capacidade e, ao mesmo tempo, aliar-se a outras com competência, também excepcionais, sem sentirem-se ameaçadas.

6. Apontar a direção
Só quem tem autoridade pode apontar a direção. Autoridade, diga-se, no sentido de influenciar as pessoas e, conseqüentemente, ser ouvido. Mostrar o caminho, mas deixar que cada um possa trilhar seu próprio trajeto de desenvolvimento e crescer.

7. Vender
São aqueles capazes de formar alianças com as pessoas, de forma direta ou indireta, criando um ambiente de alto desempenho, principalmente através do uso da palavra, e transparente que não se mostre presa em procedimentos,mas em comportamentos voltados para as pessoas.

8. Iniciar
São os que estão sempre ávidos por fazer mais e mais.Impulsionadores de mudanças, incentivadores, que trabalham com a sinergia da equipe para buscar maiores e melhores resultados, alicerçados em seus conhecimentos e habilidades.

9. Relacionar-se
Imagine uma pessoa competente sem a capacidade de relacionar-se. Seria um desastre. Um relacionamento se constrói pelo tripé: respeito, confiança e transparência.
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