Revista O Empresário / Número 174 · Janeiro de 2013
DICAS DE SEGURANÇA
* Verifique se há erros de português, textos fora de formatação e o endereço indicado. Geralmente, há erros de português ou palavra diferente do nome da instituição. Por exemplo: em vez de www.nomedobanco.com.br, o link é www.nomedobanco-sp.com.br.
* Empresas legítimas não hospedam seus sites em serviços de hospedagem gratuita, como HpG, Geocities, lycos, Kit. Net ou Gratisweb.
* Desconfie de pedidos para enviar a mensagem para “o maior número de pessoas possível”. Esta pode ser uma forma de distribuir o e-mail falso e atingir mais pessoas ou captar nova lista para formação de banco de e-mail com fins comerciais.
* Cheque as ofertas válidas somente pela internet. Existem empresas que fazem ofertas apenas pela web, mas quando são legítimas, sempre disponibilizam algum telefone de contato para atender o consumidor.
* Os internautas devem ficar atentos a ofertas que pedem o preenchimento de cadastro, entrada em link ou download de algum arquivo. É recomendável ignorar essas ofertas ou entrar em contato com a empresa responsável e verificar se são reais.
* Não clique em link cujo final termina em exe. Caso receba um e-mail, veja se, ao passar o mouse por cima do link, este termina com .exe ou .zip. nestes casos, não clique no link, pois o computador fará download de um arquivo executável, que poderá se servir de sua máquina e transmitir todo tipo de informação ao criador do programa.
* Quando se trata de notícias de desaparecidos, por exemplo, consulte sites de pesquisa, como www.e-farsas.com.