Revista O Empresário / Número 174 · Janeiro de 2013
COMBINE A ROTINA DE ESTUDOS
* Converse com seu filho e estabeleça com ele uma rotina para as tarefas. Onde elas serão feitas, em que horário etc. O ideal é não alterar a rotina, mas, se for necessário, explique o motivo da mudança.
VALORIZE O ESFORÇO DO SEU FILHO
* Mesmo que você não domine o conteúdo das matérias, mostre que tem interesse pela lição. Uma boa maneira é pedir a seu filho que explique a matéria para você! Assim, ele ficará orgulhoso e passará a ficar mais atento à aula.
INCENTIVE-O A REVER A LIÇÃO
* Quando perceber que seu filho errou, mas tem condição de localizar o erro sozinho, estimule - o comentando “que tal rever este trecho ou esta conta?”. Elogie-o se ele acertar, mas jamais brigue se ele errar.
NÃO ATRAVESSE O PROFESSOR!
* Não tente ensinar a matéria do seu jeito. Muita coisa mudou desde que você saiu da escola. Evite ensinar fórmulas prontas que não estão previstas no plano pedagógico, pois isso pode confundir seu filho.
ACOMPANHE A CORREÇÃO DA LIÇÃO
* Será que a lição de casa foi corrigida? A falta de retorno do professor pode desestimular o aluno. A criança entende que o esforço não valeu e apena. Caso isso seja recorrente, converse com o professor e a coordenação.