As duas maiores empresas de cartões de crédito dos Estados Unidos, Visa Inc. e MasterCard Inc., estão entrando em uma nova área: usar suas informações sobre as compras com cartão de crédito para tentar alcançar os usuários dos cartões com anúncios on-line. Esses planos, se implementados, representariam não só uma proeza tecnológica – vincular a vida das pessoas na internet às suas compras com cartão – mas também uma erosão da ideia de anonimato na rede.
É um esforço das empresas para lucrar vendendo o acesso às informações que coletam sobre as pessoas a cada transação com cartão de crédito. A tecnologia ainda está em evolução. Segundo executivos de firmas publicitárias informadas sobre algumas dessas ideias, um dos principais objetivos seria mostrar, por exemplo, um anúncio sobre perda de peso a uma pessoa que acaba de passar seu cartão em uma lanchonete de comida rápida – e, em seguida monitorar se a pessoa realmente comprou os produtos anunciados. Atualmente, os anúncios na internet em geral se baseiam no comportamento on-line da pessoa, mas não em informações relativas à sua identidade ou suas atividades no mundo das lojas físicas.