Revista O Empresário / Número 160 · Novembro de 2011
Sem bom gerenciamento, finanças podem evaporar depressa, diz o consultor Reinaldo Domingos
1.Tenha capital para os dois primeiro anos
É uma estimativa conservadora, mas fundamental para a perenidade de um novo negócio. Caso contrário, existe o risco de você ter de abandonar um empreendimento promissor no meio do caminho.
2. Separe o dinheiro da empresa do seu
Estabeleça um pró-labore mensal mínimo para sua sobrevivência logo no começo da empresa e trate a si mesmo como um funcionário (com plano de saúde e previdência).
3. Analise cada detalhe do contrato social
Isso protege seu negócio e evita desentendimentos com os sócios. Estabeleça a distribuição de lucros, as condições para contrair empréstimos e até quem serão os herdeiros.
4.Tenha mais de um fornecedor
Empresas que importam ou que dependem de determinada matéria-prima devem ter mais de um fornecedor para o caso do atual aumentar o preço ou prazo de entrega na renovação do contrato.
5. Inclua no contrato de locação
“Já vi muito empreendedor quebrar por ter de devolver o ponto onde tinha estruturado seu negócio”, avisa Domingos. A dica é estabelecer uma multa em caso de devolução antecipada do imóvel.
6. Não desconte notas com antecedência
Não caia na tentação de começar a descontar notas a receber. “Você entra em um círculo vicioso e seu lucro vai para os juros bancários”, diz Domingos.
7. Mantenha o capital de giro como valor de dez faturamentos
Mesmo que o empreendimento não seja tão novo, mantenha capital de giro equivalente a dez vezes o valor do faturamento. “não se pode demitir funcionários treinados ou deixar de atender a um cliente por falta de capital.”
8. Vincule empréstimo à produtividade
Especialmente nos primeiros meses, em que o empreendimento é mais frágil, economicamente, baseie-se em detalhadas análises de mercado antes de decidir se deve ou não procurar recursos externos.
9. Reveja as despesas e corte supérfluos
Corte despesas desnecessárias. Mantenha sua planilha atualizada e analise quanto gastou com cada item nos últimos três meses. Tenha um propósito definido para cada gasto.
10. Contrate uma boa empresa contábil
Os contadores vão analisar em que regime sua empresa se encaixa e quando deverá mudar a forma de tributação. “Você pode até pagar um pouco mais caro, mas o dinheiro investido volta em forma de resultado.”