Revista O Empresário / Número 160 · Novembro de 2011
Muitas empresas estão indo além da caixinha de sugestões. Num esforço para cortar gastos e criar novos produtos e serviços, companhias estão procurando ideias entre os seus próprios funcionários sobre tudo, desde estratégias para reduzir custos até design de produto.
Para encorajar a participação, algumas estão fazendo torneios, eleições e instalando “quiosques de ideias”.
Geralmente, são os funcionários – e não consultores externos – que conhecem melhor os produtos e os processos da própria empresa. Segundo especialistas em gestão, muitas das companhias mais inovadoras tendem a pedir ideias de empregados de todos os escalões da organização, não apenas dos quadros executivos.
Algumas companhias dão recompensas em dinheiro (normalmente como uma porcentagem das economias de custos geradas, o que pode ser difícil de medir), mas especialistas em inovação dizem que esta não é sempre uma tática eficaz para atrair sugestões de maneira contínua.
O que motiva a maioria das pessoas ao dar sugestões é mais um desejo real de tornar o trabalho mais fácil e abolir complicações do que recompensas financeiras, diz Robinson, o professor da Isenberg.