1 Conheça seus números. Acompanhe seus gastos pelo menos uma vez por semana e avalie de perto sua renda e suas despesas.
2 Estabeleça suas prioridades. Com isso, é mais fácil dizer não a alguns gastos e afirmar, por exemplo: “prefiro investir o dinheiro nas minhas férias”.
3 Reduza os gastos de conveniência. Pergunte-se quando foi a última vez que pagou por uma refeição fora ou um café. É provável que esses gastos signifiquem muito, a cada ano, no seu orçamento e você nem note.
4 Comece um grupo de dinheiro. Tente se reunir com pessoas que possam se ajudar mutuamente a melhorar suas situações financeiras. A ideia é discutir objetivos e estabelecer os passos a serem tomados para economizar.
5 Ganhe mais dinheiro. Quando foi a última vez que pediu um aumento? Que tipo de interesse você tem além, do trabalho, que pode se transformar em uma nova fonte de renda? Pode-se transformar um hobby numa fonte extra de renda?
Pequenas mudanças que ajudam a economizar
1 Reduza o número de idas ao restaurante no fim de semana.
2 Substitua o cafezinho pago na rua pela cortesia no restaurante em que almoçar ou no trabalho, e a garrafinha de água mineral pelo filtro em casa ou no trabalho.
3 Troque pelo menos uma vez por semana o show/filme/peça pago por uma opção grátis. Para isso, acompanhe a programação cultural gratuita da sua cidade nos jornais e na internet.
4 Quando o tempo permitir, abuse das opções de lazer ao ar livre, como praias, parques, rios, cachoeiras.
5 Refaça sua lista de compras no supermercado e preste atenção para não comprar quantidades exageradas, que estragam antes do uso, mas planeje não ter de recorrer a lojas mais caras de bairro ou a restaurantes na hora da fome.
6 Alterne o happy hour no bar com encontros na casa dos amigos. Cada um pode levar uma bebida ou comida. Ou um membro do grupo pode fazer as compras e dividir o valor com os demais.
7 Mude o plano da operadora de TV via satélite para um mais barato ou suspenda a assinatura, se usar pouco o serviço.
8 Verifique o quanto paga em tarifas no banco e no cartão de crédito e busque alternativas mais baratas. Vale reduzir o número de cartões e trocar a conta bancária para um banco que ofereça serviços mais baratos.
9 Reduza o consumo de energia em casa. Fique atento a luzes acesas desnecessariamente, substitua lâmpadas por modelos com menor consumo e reúna as roupas para passar de uma só vez.
10 Não compre por impulso. Antes de levar uma roupa para casa, por exemplo, verifique se não tem um item semelhante no armário e pergunte-se se aquela compra é realmente necessária.