Os bancos oferecem a quem abre uma franquia vantagens especiais: taxas de juros mais competitivas, prazos de pagamento mais longos e dinheiro para custear tanto a instalação do negócio (incluindo a taxa de franquia) como a ampliação da unidade. As facilidades não são para todos e, sim, para as redes avaliadas e aprovadas pelos bancos – que consideram a marca, o modelo do negócio e o histórico de mercado. As unidades franqueadas apóiam-se na análise positiva do franqueador e são pré-qualificadas ao empréstimo.
FINANCIAMENTO
BANCO DO BRASIL – www.bb.com.br
Instituiu o programa BB Franquia, que atende mais de 21 mil empresas franqueadas e disponibiliza linhas de crédito para financiamento da taxa de franquia, implantação de novas unidades, ampliação ou reforma de unidades já existentes e capital de giro.
BNDES – www.bndes.gov.br
O franqueado pode financiar, com as linhas BNDES Automático e Finem, gastos com instalações e obras, aquisição de equipamentos, treinamento inicial e publicidade para inauguração, parte do capital de giro e taxa de franquia para franqueadoras com sede no Brasil (a taxa deve ser associada a investimentos fixos) .
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – www.caixa.gov.br
O programa Caixa Franquias tem um modelo de análise de risco desenvolvido para o setor. Para a instalação da franquia de redes parceiras, financia de 30% a 60% do plano de negócios, com valor máximo de R$ 10 milhões e taxa de juros a partir de TJLP² + 5% ao ano, em até 60 meses.